Prefeitura atualiza dados de Covid-19 e reforça os cuidados do isolamento social na cidade

Prefeitura atualiza dados de Covid-19 e reforça os cuidados do isolamento social na cidade

O prefeito, Adinan Ortolan, iniciou a live comentando sobre a expectativa de mais 70 testes que foram encaminhados nesta segunda-feira (29) para o instituto da USP que analisa as amostras e, de acordo com os resultados, será possível ver se a curva da Covid-19 no município está aumentando ou caindo.
Adinan também lembrou que o município está seguindo o decreto do Governo Estadual, que colocou a região de Piracicaba (que inclui Cordeirópolis) na fase vermelha e, portanto, o comércio não essencial segue fechado até o dia 14 de julho.

Entre as medidas para evitar a propagação do vírus, o prefeito anunciou que ainda nesta semana será realizada, com apoio de empresas da cidade, uma desinfecção com água e cloro, em todas as ruas da cidade. Além disso, falou sobre os totens de álcool gel que serão instalados nós próximos dias nas praças e nas proximidades das unidades de saúde.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nayara Belini, explicou que a maioria dos testes enviados na manhã de hoje é de pessoas comunicantes, ou seja, que tiveram contato com alguém infectado. “Esperamos poucos confirmados, pois isso indica que a curva está caindo lentamente na cidade, mas provavelmente o número de infectados aumentará com os resultados que chegarão”, disse.

Nayara também ressaltou a preocupação com a faixa etária de 20 a 29 anos, que já somam mais de 60 casos na cidade. Lembrou que as pessoas dessas idades devem ter consciência com o próximo, já que não sofrem tanto com a doença como os idosos e pessoas com doenças crônicas.

A coordenadora encerrou sua fala comemorando o número de curados na cidade que já são quase 100 pessoas e este número pode subir ainda mais. “Estou muito contente que está crescendo e o tempo de isolamento de alguns pacientes já está se encerrando e, portanto, o número logo aumentará ainda mais”, disse.

Durante a transmissão a vice-prefeita, Fátima Celin, lembrou que está chegando a data de 15 de julho, que é celebrado o Dia Mundial Contra a Violência da Pessoa Idosa, e aproveitou para falar sobre os casos de violência deste tipo na cidade: que já foram registrados sete neste ano.

Diante deste cenário, a vice-prefeita frisou a importância de respeitar os idosos, ainda mais neste período de isolamento, momento em que as famílias estão mais juntas. Fátima lembrou que, de acordo com o CREAS, já foram registrados 125 casos de violência contra crianças e adolescentes, 135 contra mulheres e 7 idosos.

A vice-prefeita também falou sobre a importância do CREAS neste momento, que está atendendo a população presencialmente e através do telefone 3546-2734. Além do CREAS, para qualquer denúncia de violência contra idosos ou crianças, existe o “disk 100” e o atendimento presencial na Rua Carlos Gomes, 527. “Idosos, crianças e mulheres: vocês não estão sozinhas. Podem sempre procurar orientação psicológica e social no CREAS e fazer denúncias no disk 100”, disse Fátima.

Solidariedade às famílias enlutadas

No encerramento da live, o prefeito prestou condolências às famílias cordeiropoloenses que perderam seus entes queridos nesta pandemia e lembrou a população sobre o uso de máscaras, álcool gel e a importância do isolamento social, principalmente, neste mês de julho.

Dados de Covid-19 no município:

– 260 positivos;
– 92 curados;
– 5 óbitos;
– 3 casos internados;
– Mais de mil testes rápidos;
– Cerca de mil testes PCR;
– 73 testes aguardando resultado.