Primeira Estação de Tratamento de Esgoto será inaugurada em breve

Primeira Estação de Tratamento de Esgoto será inaugurada em breve

Um dos maiores desejos dos cordeiropolenses em relação às questões ambientais, se tornará realidade nos próximos meses e causará um grande impacto em melhorias na saúde de todo município a partir do seu funcionamento. Estamos falando da primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Cordeirópolis, que desde que a atual administração assumiu em 2017, toda a equipe de gestão tem se empenhando para dar sequência a esse investimento de R$ 18 milhões que resultará diretamente na melhoria de vida dos moradores.

Outra obra paralela a esta, que vem chamando a atenção dos moradores é a estação elevatória de todo o esgoto gerado na cidade. “A tubulação de muitos metros de comprimento ligará os bairros do Jardim Cordeiro e Jardim Eldorado, através de um sistema de bombeamento que será interligada no início do emissário que faz parte da obra da ETE. A tubulação tem o investimento de aproximadamente R$ 4,5 milhões e feito isso, a obra contemplará 100% do esgoto tratado, algo inédito e muito necessário para o município”, relatou o prefeito, Adinan Ortolan.

Uma obra necessária e histórica

Construída às margens da linha férrea em uma área rural do município, a ETE irá tratar 100% do esgoto sanitário doméstico dos habitantes, reduzindo assim as doenças de veiculação hídrica, além de aumentar a disponibilidade de água com qualidade para toda a bacia hidrográfica onde o município está inserido. “A obra tem uma estrutura de 5.452 metros de coletores e, em breve, estará em funcionamento. A partir daí, os 24 mil moradores terão todo o seu esgoto tratado e Cordeirópolis poderá oferecer mais qualidade de vida à população e ao meio ambiente, pois entre os benefícios, um deles será a despoluição dos córregos que cortam o município atualmente”, relatou o secretário de Obras e Planejamento, Osmar da Silva Júnior.