Alunos do PEAD visitam dependências da Ceasa em Campinas

Os cursos do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (PEAD) tem feito cada vez mais sucesso e proporcionado aprendizado e bons momentos aos participantes. A sala de aula não é mais o único local de encontro para os alunos; com as aulas práticas, eles têm o privilégio de colocarem a “mão na massa” e vivenciar de perto o que foi ensinado na teoria. Para atestar essa proposta, os membros do curso de jardinagem e paisagismo, foram até a cidade de Campinas, nesta quinta-feira (27), para conhecerem de perto o maior mercado permanente de flores e plantas ornamentais da América Latina, a Central de Abastecimento de Campinas S.A (CEASA).

A coordenadora de ensino profissionalizante e superior, Amanda Lucke, explica que essas aulas externas funcionam como uma espécie de catalisador para os conhecimentos adquiridos na teoria, já que a vivência de uma experiência facilita a fixação das informações. “A prática não inclui somente as atividades realizadas em laboratório, mas diversas outras experimentações que podem ser realizadas em sala de aula com materiais simples. Isto promove o desenvolvimento nos alunos da capacidade de reflexão, construção de ideias e atitudes e esta visita foi primordial para o conhecimento desses alunos”, definiu.

A instrutora do curso, Aurea Cristina Pereira, acompanhou os alunos e comentou que esta visita fez parte do conteúdo da disciplina e relatou que os aprendizes assistiram a uma apresentação no auditório do mercado e depois conheceram os espaços, boxes, produtos e a estrutura da empresa. “É importante para os alunos vivenciarem este ambiente de distribuição e escoamento da produção de flores e plantas ornamentais. E para isso, nada melhor que conhecer a estrutura, a logística e o funcionamento de um mercado atuante, assim eles terão a oportunidade de enriquecer seus conhecimentos”, disse a instrutora.

A aluna, Izabeli Lúcio, elogiou a iniciativa da Prefeitura em proporcionar este momento aos alunos e comentou sobre o que pode aprender durante essa visita monitorada. “Desde o início do curso estamos recebendo um suporte muito bom durante nossas aulas e dessa vez, tivemos a oportunidade de ver na prática o que é abordado em sala de aula. Isso é muito importante para a nossa formação profissional, pois conhecemos a fundo a realidade do mercado”.