Na última semana alguns representantes da Secretaria de Saúde de Cordeirópolis participaram do 5º Curso Estadual do Programa Agita São Paulo, na cidade de São Pedro. O Programa Agita São Paulo reuniu representantes de mais de 120 municípios do Estado de São Paulo, com o objetivo de capacitar os participantes e desenvolver programas que estimulem a prática de atividade física para eliminar o sedentarismo, o inimigo número um da saúde pública e a segunda causa de morte no mundo.
Com a capacitação, os participantes ficam responsáveis em promover a atividade física nos diferentes grupos especiais como as crianças, idosos e trabalhadores, além de orientar como fazer um programa de atividade física nos municípios que atuam.
Entre os pilares do programa está a divulgação dos benefícios da prática regular da atividade física e a recomendação para que todos pratiquem ao menos 30 minutos de atividade todos os dias, assim explica o coordenador do NASF, Luis Eduardo. “Em casa, na escola, na rua ou no trabalho, você pode fazer atividade física. Seja subindo e descendo escadas, limpando a casa, andando a pé, até divertindo-se. Dessa forma recebemos todas as instruções para aprimorar nossos conhecimentos e colocá-los em prática dentro das ações da Atenção Básica à Saúde do município. Por fim, agradecemos a Secretaria por apoiar a equipe nessa capacitação”, explicou o coordenador.
Promoção de saúde:
Segundo os dados apresentados pelo Agita São Paulo, praticar atividade física reduz as chances de ter diabetes tipo 2 em 40%, doenças cardiovasculares em 35%, hipertensão em 30%, dores nas juntas e nas costas em 25% e câncer de colo e mama em 20%.