Cordeirópolis participa de treinamento do Agita São Paulo

Na última semana alguns representantes da Secretaria de Saúde de Cordeirópolis participaram do 5º Curso Estadual do Programa Agita São Paulo, na cidade de São Pedro. O Programa Agita São Paulo reuniu representantes de mais de 120 municípios do Estado de São Paulo, com o objetivo de capacitar os participantes e desenvolver programas que estimulem a prática de atividade física para eliminar o sedentarismo, o inimigo número um da saúde pública e a segunda causa de morte no mundo.

Com a capacitação, os participantes ficam responsáveis em promover a atividade física nos diferentes grupos especiais como as crianças, idosos e trabalhadores, além de orientar como fazer um programa de atividade física nos municípios que atuam.

Entre os pilares do programa está a divulgação dos benefícios da prática regular da atividade física e a recomendação para que todos pratiquem ao menos 30 minutos de atividade todos os dias, assim explica o coordenador do NASF, Luis Eduardo. “Em casa, na escola, na rua ou no trabalho, você pode fazer atividade física. Seja subindo e descendo escadas, limpando a casa, andando a pé, até divertindo-se. Dessa forma recebemos todas as instruções para aprimorar nossos conhecimentos e colocá-los em prática dentro das ações da Atenção Básica à Saúde do município. Por fim, agradecemos a Secretaria por apoiar a equipe nessa capacitação”, explicou o coordenador.

Promoção de saúde:
Segundo os dados apresentados pelo Agita São Paulo, praticar atividade física reduz as chances de ter diabetes tipo 2 em 40%, doenças cardiovasculares em 35%, hipertensão em 30%, dores nas juntas e nas costas em 25% e câncer de colo e mama em 20%.

Pular para o conteúdo