Cordeirópolis recebe prêmio internacional de arborização urbana

Cordeirópolis é o primeiro município de pequeno porte brasileiro a receber o prêmio Tree Cities of The World da Arbor Day Foundation

No dia Internacional das Florestas, celebrado no último dia 21 de março Cordeirópolis recebeu o certificado internacional de “Tree City of the World” (Cidade Árvore do Mundo) 2022. O título é fornecido anualmente pela Arbor Day Foundation e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) aos municípios de todo o mundo que se destacam na gestão da arborização urbana.

Para receber o título de “Cidade Árvore do Mundo”, os municípios devem comprovar diversos critérios que se concentram na gestão da arborização urbana, informar os instrumentos legais, planos e diretrizes para proteção e manejo das árvores, do sistema de parques e áreas verdes, vegetação nativa remanescente e áreas de preservação.

Segundo o secretário Interino de Meio Ambiente, Thomaz Almeida, o município está ciente da importância da arborização urbana, “Cordeirópolis investe bastante para ampliar e melhorar a qualidade da arborização urbana e a restauração da Mata Atlântica”. Também afirma que a criatividade e a inovação são fundamentais para melhorar a gestão ambiental de pequenos municípios, “Através desse reconhecimento, Cordeirópolis prova que os pequenos municípios também podem fazer governança ambiental de qualidade. Temos um cadastro georreferenciado não apenas de todos os indivíduos arbóreos no perímetro urbano, mas de todos os tocos e de novas oportunidades de plantio em vias públicas. O uso de ferramentas inovadoras de gestão arbórea – como o Arbolink – e de geotecnologias, fazem toda a diferença quando temos orçamento e técnicos reduzidos”.

A Tree Cities of the World fornece orientação, assistência e reconhecimento mundial pela dedicação dos municípios à arborização urbana.

Pular para o conteúdo