“Dia D” contra a gripe acontecerá neste sábado (13)

O “Dia D” Dia Nacional de Mobilização da 19° Campanha de Vacinação contra a influenza acontecerá neste sábado (13) em todo o país. Todas as Unidades Básicas de Saúde do município estarão funcionando das 8h às 17h. A ação tem como objetivo vacinar o maior número possível de pessoas e sensibilizar toda a população da importância contra os vírus da influenza A, B e C.

Esta campanha tem como público alvo as pessoas maiores de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, gestantes, puérperas, indígenas, professores e portadores de doenças crônicas. Também estão nesse rol os trabalhadores de saúde, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estão sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Até o momento foram vacinadas, 1.978 pessoas, o que corresponde a 44,59% do público alvo de Cordeirópolis. Conforme a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, o município deverá vacinar ao total 4.436 pessoas até o final da campanha. “Dentre esse total precisamos vacinar 1.271 idosos, 976 crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, 123 gestantes, 70 trabalhadores de saúde e 18 puérperas”, destacou a enfermeira.

A campanha seguirá até o dia 26 de maio. Apesar disso, a enfermeira frisa a importância do comparecimento dos grupos prioritários neste sábado (13) e reforça que uma equipe fará a vacinação na zona rural, afim de contemplar essa população que reside mais longe. “Esperamos que todas essas pessoas venham até a unidade básica para se vacinar, pois metade da população cordeiropolense ainda não foi vacinada, mesmo faltando alguns dias para o final da campanha”, pontuou.

Documentação: Conforme o Ministério da Saúde, para realizar a vacina em crianças entre seis meses e menores de cinco anos, pais ou responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação. Os profissionais de saúde e professores precisam apresentar carteira de trabalho ou contracheque com descrição do local de trabalho.

Pessoas com doenças crônicas devem ter em mãos atestado médico ou receita de medicamento de uso contínuo que comprove a doença. Já os idosos e os demais grupos devem levar o Cartão SUS ou documento de identidade, seguido das gestantes que não são acompanhadas pelo SUS, devem levar atestado médico com a solicitação.

Pular para o conteúdo