Dia do índio inspira atividades pedagógicas

O Centro de Educação Infantil Leonor Rodrigues Marcicano preparou uma programação especial em comemoração ao Dia do Índio, celebrado nesta quarta-feira (19). Cada professor desenvolveu uma atividade diferenciada com a turma e as crianças, atraídas pelas cores, ficaram encantadas com as pinturas corporais típicas usadas pelos índios e logo quiseram aderir à moda.

O Brasil é fruto de diferentes raças e a valorização do saber e da cultura indígena ressalta o nosso respeito à cultura existente do nosso país. De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Juciene Victório, é importante trabalhar com os alunos a miscigenação brasileira, principalmente quando se trata do reconhecimento do índio e o seu papel em nossa história e cultura. “Creio que a data seja importante como um momento de valorização, celebração, preservação e respeito à cultura indígena. Por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, os alunos compreendem sobre os alimentos cultivados por eles, o hábito da caça e suas moradias, algo extremamente distante da nossa realidade”, explicou.

Saiba como 19 de abril se tornou o Dia do Índio:

O Dia do Índio foi criado em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas. A data é celebrada nas escolas todos os anos para levar aos alunos de diferentes idades um momento de reflexão sobre a diversidade dos povos indígenas e a importância da manutenção de suas terras, além do respeito às suas manifestações culturais.

Pular para o conteúdo