Funasa visita Cordeirópolis para medir qualidade da água

Cordeirópolis recebeu nesta quarta-feira (30) a visita da equipe técnica da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com a finalidade de realizar uma coleta para a análise da água bruta e tratada do município. A ação faz parte do projeto piloto do Plano de Segurança da Água, em que a cidade se voluntariou e foi acolhida pela Câmara Técnica de Saúde Ambiental dos Comitês (PCJ) para desenvolver esta atividade e representar os municípios de pequeno porte.

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Osmar da Silva Junior, acompanhou de perto alguns testes com a água coletada do município e comentou que este projeto acompanha as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), ao ser aplicado como uma ferramenta de avaliação e gestão de risco em sistema de abastecimento de água, o que privilegia a abordagem preventiva, do manancial até à torneira. “É uma importante iniciativa que a cidade está tomando para que cada vez mais tenhamos água de qualidade. Esse trabalho, somado a outras ações do governo, como por exemplo a construção da nova represa, resultará em água em quantidade e em qualidade, garantindo o desenvolvimento sustentável e mais qualidade de vida a população”.

Segundo Junior, foram realizadas coletas em vários pontos da cidade. “Realizamos a captação de água na represa do mirante de Cascalho, na represa de Santa Marina, no córrego Ibicaba e também na Estação de Tratamento de Água (ETA), além de outros pontos aleatórios na cidade. Vale reforçar que durante essa coleta juntamente com os técnicos da FUNASA discutimos soluções para melhorar a qualidade da água oferecida em nosso município”.

Este trabalho também conta com a participação do Instituto de Biociências da UNESP de Rio Claro, com o Centro de Referência em Segurança da Água (CERSA), Universidade do Minho de Portugal, com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), Ministério Público Federal e GAEMA Núcleo PCJ e com a Politécnica da USP – São Paulo.

Pular para o conteúdo