Os Guardas Municipais de Cordeirópolis estiveram na última semana no 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro na cidade de Pirassununga e receberam instruções sobre o desarme seguro de fuzis. A ideia da instrução teve o objetivo em condicionar os agentes quando se depararem com este tipo de arma, procedendo de forma correta e segura, tanto para seu desarme quanto para seu transporte. A instrução foi realizada no comando do 13º RCMEC com o Tenente Coronel, André Sá e Benevides Arruda, que deu boas-vindas aos guardas. Na oportunidade, foram demonstradas características técnicas de fuzis FAL/ PARAFAL 7.62 e 50 M2 antiaérea, das quais, os GCMs puderam aprender como desmuniciar e utilizá-las.
De acordo com o secretário de Governo e Segurança, Nivaldo Menezes, o encontro contribui diretamente para que os guardas estejam cada vez mais preparados e também otimistas quanto ao manuseio de armas e medidas de segurança. “A partir desses encontros com a devida capacitação, nossa equipe recebe instruções sobre proteção, resultando em mais eficiência no uso dos equipamentos que fazem parte da rotina desses trabalhadores”, comentou o secretário.
Durante a visita, o Guarda Civil, Leonardo Maximiliano, observou as instruções e comentou sobre os métodos de segurança. “Sabemos que criminosos têm utilizado frequentemente este tipo de armamento para roubos em carros fortes, agências bancárias e até em outros crimes, sendo que em algumas ocasiões, os criminosos quando em fuga acabam deixando para trás armamentos, munições, explosivos, detonadores, dentre outros, do qual eventualmente podemos nos deparar e esta instrução nos condiciona efetuar seu desmuniciamento e proteger de forma segura, evitando acidentes, visto que são armas de grande poder destrutivo”, salientou o GCM.