Oportunidade: Prefeitura oferece oficinas sociais para mulheres

Além do atendimento diário e o encaminhamento dos usuários aos serviços assistenciais, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social, juntamente com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realiza ações com grupos de convivência e oficinas que integram e capacitam a comunidade. Para dar continuidade à essas atividades, foi iniciado neste mês mais uma oficina de convivência para mulheres. Os encontros estão ocorrendo todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, na sede do CRAS no Jardim Eldorado.

As oficinas contam com o apoio da professora, Isabel Cristina Perinotto, que desenvolve junto às aulas a confecção de vários objetos de artesanato e antes do início das aulas, o grupo participa de alguns exercícios de relaxamento em caráter de preparação. “A princípio esta oficina tem o intuito de desenvolver o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos através das atividades, viabilizando assegurar um espaço entre as mulheres, realizando a inclusão comunitária e social, munindo as participantes de total habilidade para o desenvolvimento de produtos artesanais com condições de geração de renda”, relatou a professora.

Para a coordenadora do CRAS, Jacqueline Costa, essas oficinas realizadas em grupos é um espaço que tem como finalidade além do convívio em grupo, socialização, uma ação socioeducativa. “Na medida que contribuem para a construção de novos conhecimentos, favorecem o diálogo, estimulam a capacidade de participação, comunicação, tomada de decisões, estabelecem espaço de difusão de informação e reconhecem o papel de transformação dos sujeitos”, disse Jacqueline.