PEAD: Alunos do curso de costura confeccionam uniformes

Através de uma iniciativa inovadora da Prefeitura Municipal, os alunos do Programa Emergencial de Auxílio ao Desemprego (PEAD), dão um lindo exemplo de como beneficiar a população e também os seus companheiros de sala de aula. Este é o caso dos aprendizes do curso de Costura, que além de terem confeccionado fantasias para a formatura das crianças da rede municipal, também customizaram vestimentas para os amigos do curso de elétrica.

Oportunidade de colocarem todo o conhecimento adquirido nas aulas teóricas. Esta é a definição da professora da turma de costura, Edriane P.S. Casão. “Os 18 alunos conheceram nas aulas teóricas as técnicas sobre moda caseira e industrial, além de aprenderem sobre a segurança no trabalho, postura e vestimenta. Agora é a hora de praticarem, por isso realizar esse trabalho em conjunto, ajudando ao próximo, consequentemente, misturando os cursos é que se torna cada vez mais legal e interessante”.

Uma das colaboradoras na confecção dos uniformes foi a aluna, Juliana G.M. Berg, de 38 anos, que conta sua experiência durante as aulas. “Agradeço muito por essa oportunidade e parabenizo os responsáveis que pensaram neste programa, no qual mudou Cordeirópolis e em relação a capacitar todos nós, nos dando uma nova chance. Muitos colegas do curso já costuram há tempos, porém não possuem o certificado exigido pelas empresas do ramo, o que dificulta na hora de conseguir um emprego. Após a conclusão dessa formação, teremos o certificado e a experiência exigida pelo mercado”.

Mercado de trabalho

A coordenadora do PEAD, Amanda Lucke, destaca que o setor de confecção ganhou forças e que muitas lojas abriram recentemente, o que aumentou a demanda por serviços e funcionários. “Podemos dizer que as empresas estão sentindo falta de pessoas capacitadas, por conta disso todos os cursos do PEAD foram pensados para promover a qualificação e também a possibilidade de emprego. Sei que todos estão qualificados e prontos para o mercado de trabalho”, contou a coordenadora.