Prefeitura informa quais situações o cidadão deve chamar o SAMU ou Corpo de Bombeiros

Cordeirópolis conta atualmente com profissionais especializados que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que ficam à disposição da população para oferecer o atendimento necessário nos casos de emergência. Da primeira ligação até a chegada ao local, o atendente aciona médicos, ambulâncias e se for preciso até outra central de outras cidades. Para orientar os moradores, a Secretaria de Saúde, realizará treinamentos com os profissionais da rede para orientá-los e também uma campanha de conscientização para explicar ao cidadão o procedimento correto e quais são as situações para contatar o SAMU ou o Corpo de Bombeiros.

A secretária de Saúde, Jordana Cassetário, destaca a importância do cidadão responder corretamente as perguntas que a telefonista faz durante a primeira chamada, pois é a partir desta avaliação inicial, que ela encaminha para a equipe que decidirá quais serão os recursos adequados para o atendimento. “No momento do desespero, a maioria das pessoas não consegue responder as perguntas do atendente, no entanto este primeiro contato é primordial para os profissionais identificarem o que está ocorrendo e, assim conseguir chegar a tempo no local solicitado. É importante explicar que o atendente realiza o mesmo questionamento várias vezes com o cidadão, por se tratar de um procedimento padronizado do SAMU em todas as cidades”.

Casos para chamar o SAMU – 192
– problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, trauma, queimadura, trabalho de parto, acidentes com vítimas, choque elétrico severo e acidentes com produtos químicos, em casos de tentativa de suicídio e na transferência de doentes de uma unidade hospital para outra.

Casos para chamar o Corpo de Bombeiros – 193
– vítimas soterradas, pacientes presos em ferragens de veículos, pessoa em edificação durante incêndio e vítimas de afogamento.

O informativo abaixo traz mais detalhes para o cidadão que for contatar o SAMU e o que ele deve responder ao atendente.

Pular para o conteúdo