Programa Garimpar inicia suas atividades com Educação Ambiental no bairro Jardim Cordeiro

A disposição de materiais de maneira inadequada é uma realidade que causa grandes desconfortos para o bem estar da população e do meio ambiente. Pensando em uma maneira de reverter este processo e criar boas maneiras sustentáveis, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, criou o “Programa Garimpar”, que foi pensado para implantar a coleta seletiva no município de maneira participativa e eficiente. Para fortalecer este projeto, o Grupo Gaia Social integra a comissão com integrantes da comunidade local e do Poder Público para juntos definirem os passos a serem tomados para que a coleta aconteça.

A primeira etapa desenvolvida foi a de Educação Ambiental e os alunos do CEI Leonor Fortunato participaram de uma série de atividades educativas na última semana junto aos seus professores, assim conta o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra. “Para a direção das escolas, esse tipo de trabalho é a base para a manutenção do projeto no bairro Jardim Cordeiro que possui várias áreas verdes e através de um vídeo da Turma da Mônica sobre reciclagem e atividades interativas com materiais reciclados, os estudantes receberam instruções importantes de como realizar a coleta seletiva na escola e em casa”.

Além das escolas, o programa conta com a colaboração da comunidade. “O programa visa o envolvimento das Secretarias Municipais, em especial a de Meio Ambiente, que conta com a ajuda dos recicladores informais, a Cooperativa Eldorado, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e toda a comunidade em geral na busca por minimizar os efeitos negativos produzidos pela indústria do consumo e pelo trabalho insalubre dos envolvidos no processo de reciclagem”, finaliza o secretário.