Na preparação de mais de 300 estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a Secretaria de Educação tem se mobilizado com todas as escolas da rede municipal para a realização de atividades com foco nos assuntos que abordam a avaliação. As provas do Saeb serão aplicadas entre os dias 23 a 25 de outubro em Cordeirópolis.
Ministrada pela primeira-dama e secretária da Educação, Angelita Ortolan, e pela coordenadora do Ensino Fundamental, Eliane Pezzatti, realizaram palestras e vários simulados específicos de língua portuguesa e matemática, com base nos conteúdos definidos pela Base Nacional Comum Curricular.
De acordo com a pasta responsável, os simulados de língua portuguesa, possuem uma diversidade de gêneros textuais, trabalhando múltiplas habilidades, levando a apreensão dos variados sentidos dos diferentes textos e, consequentemente a consolidação da competência leitora. Em matemática, o foco foi o domínio de estratégias de cálculo que levem ao desenvolvimento da competência matemática, feito por meio de questões que guiam os alunos.
Angelita explica que foi adquirido um material com objetivo de auxiliar os professores no desenvolvimento de habilidades e competências exigidas nas avaliações oficiais do Saeb. “Esse material contém 4 módulos e no final de cada módulo é aplicado um simulado. Os alunos realizaram o simulado no Chromebook onde a correção já é imediata. A cada simulado aplicado, tivemos uma oficina com os coordenadores e os professores, e na oportunidade a formadora ponta os descritores que devemos dar mais atenção”.
Paralelo a esse trabalho dos professores, toda a escola se envolve para oferecer um ambiente acolhedor, uma alimentação equilibrada, dentre outras. Especificamente neste ano, tivemos o prazer de contar com a expertise, a disponibilidade e o envolvimento do funcionário Maiko Marcucci que preparou para todos os alunos da rede um simulado muito divertido, onde os mesmos irão vendo seus acertos e erros.
Eliane comentou que a formação dos coordenadores também foi uma oportunidade de esclarecer todas as dúvidas e reforçar os seus conhecimentos. “Com esta formação, não estamos apenas ajudando os alunos a obter bons resultados nas avaliações, mas também a desenvolver as habilidades e o conhecimento de que precisam para ter sucesso no futuro. Cada simulado é uma oportunidade de aprender, de se aprimorar para os desafios que virão. E em tudo isso, o apoio dos coordenadores e professores é fundamental”.
Data das avaliações:
23/10 Amália, Geraldo e Jorge
24/10 Maria Ap. e Levy
25/10 Nazareth.