4° Encontro das Bandeiras de Folia de Reis reúne mais de 20 companhias em Cordeirópolis

A fé e a cultura popular brasileira marcaram presença nas festividades do aniversário da cidade. Durante o mês festivo, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu mais um encontro das bandeiras de Folias de Reis em Cordeirópolis.

A ação ocorreu no último domingo (19), e quem passou pela Praça Central acompanhou a presença de vários grupos de pessoas caracterizadas, e músicos que entoavam cânticos bíblicos em homenagem aos reis magos e ao nascimento de Jesus.

O evento começou após a missa na Igreja Matriz, pela manhã, e se estendeu até o início da tarde, contando com a participação das companhias de Congadas e Folias de 18 municípios dos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Um olhar para a cultura brasileira

Assim a vice-prefeita, Fátima Celin, definiu a valorização da Folia, como peça fundamental da tradição popular e também de Cordeirópolis. “Promover o encontro das Bandeiras é para que a cidade possa resgatar e preservar a ideia desse patrimônio. Queremos garantir a proteção e a promoção das características da Folia de Reis na cidade. Vejo que a religiosidade e a cultura se misturam neste evento e, desta forma, buscamos meios de garantir a continuidade dessa manifestação como tarefa que demanda atenção da sociedade e também do Poder Executivo”, disse.