Com 530 casos registrados nesta terça-feira (14), Prefeitura registra o sétimo óbito de Covid-19
Além de atualizar as ações e os números de Covid-19 em Cordeirópolis, o prefeito, Adinan Ortolan, junto com os seus convidados, a diretora de Média e Alta Complexidade, Kelen Rampo, a médica cirurgiã, Dra. Emille Hajala e a vice-prefeita, Fátima Celin, apresentaram em coletiva de imprensa online na manhã desta terça-feira (14), os totens de álcool gel que serão distribuídos nos próximos dias, em pontos estratégicos e com grande movimento de pessoas, para ajudar na higiene das mãos da população e no enfrentamento ao coronavírus.
Protocolo de alta
Com o número de casos aumentando, as dúvidas vão surgindo em relação se a pessoa está curada ou não da Covid-19. Para tanto, a diretora de Média e Alta Complexidade, Kelen Rampo, esclareceu como procede o protocolo de alta em Cordeirópolis. “No início dos atendimentos de Covid-19, o nosso protocolo era realizar o teste rápido no paciente, para identificarmos se o mesmo criou anticorpos para liberá-lo às suas atividades. Recentemente, esse protocolo mudou. O novo protocolo do Ministério da Saúde, inclusive utilizado pelo Hospital Albert Einstein de São Paulo, apresenta que o teste rápido na alta do paciente, mais atrapalha do que auxilia. Com base em evidências, pesquisas e pela ciência, hoje adotamos o seguinte protocolo de alta: o paciente poderá ter alta no 15° dia, se estiver há três dias sem sintomas. Caso o mesmo continue apresentando sintomas, vamos afastá-lo por mais sete dias”, explicou Kellen.
Teleatendimento
A convite do prefeito, a Dra. Emille Hajala, participou da live para explicar como funciona o teleatendimento implantado na cidade, para auxiliar os pacientes positivados da Covid-19. “Esse método de atendimento teve início quando os casos começaram a aumentar. Via telefone, entramos em contato com os pacientes para orientá-los sobre os sintomas da doença, além disso, aproveitamos para tranquilizá-los, já que é uma doença nova e, muitas vezes, a pessoa positivada tem muitas dúvidas. É uma forma de monitorarmos a evolução do vírus e de estarmos mais pertos desses pacientes”.
Teste rápido em cuidadores
Em ação realizada nesta segunda-feira (13), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), 87 cuidadores realizaram o teste rápido de Covid-19, apenas 01 testou positivo. A vice-prefeita, Fátima Celin, deixou seus agradecimentos aos profissionais que participaram desta iniciativa. “Além de realizar a testagem em massa, a equipe da Secretaria de Saúde, aproveitou o momento para orientar os cuidadores sobre o uso correto das luvas, máscaras e vestimentas”.
Sétimo óbito de Covid-19
No final da coletiva de imprensa, o prefeito, anunciou o sétimo óbito em decorrência da Covid-19. Trata-se de um homem de 48 anos de idade. A Prefeitura Municipal presta sua solidariedade a toda família, amigos e pessoas próximas. Como determina as orientações da Organização Mundial de Saúde, não haverá velório e enterro liberado ao público.