Os 12 murais que compõem o projeto “Memórias da Cidade” já foram instalados no paredão da avenida.
Com o objetivo de resgatar e valorizar a história de Cordeirópolis, o painel pintado em azulejos retrata cenas da Estação Ferroviária, da Igreja Nossa Senhora da Assunção, do Teatro “Ataliba Barrocas” e demais locais importantes para a construção e desenvolvimento do município.
Cada uma das 12 cenas será ilustrada por murais de 63 azulejos em tons de azul, que formam o painel de 32 metros de comprimento e 2,20 de altura. O projeto arquitetônico faz referência ao estilo da pintura portuguesa: aplicação do azul sobre o fundo branco no azulejo, que, além de permitir que a pintura se concentre, evidencia o valor e a qualidade do traço.
As cenas retratadas no painel foram selecionadas com critério pela equipe da Secretaria de Cultura. Elas foram pintadas em quadros pelo artista plástico cordeiropolense Francisco Frederico Olivato, que iniciou sua carreira em 2003 e sempre gostou de retratar a história do município. O trabalho de passar as obras de Olivato para os azulejos está por conta da artista e muralista Daniela Saturnino, que atua nessa área desde 1999.
*Todas as inaugurações foram canceladas em razão da pandemia da COVID-19, mas o paredão ainda receberá pintura e alguns reparos no calçamento, e assim o mural estará concluído para eternizar os pontos históricos de nossa cidade através da arte.