Vamos relembrar o que foi destaque em cada Secretaria Municipal
Diante do cenário de pandemia, com perdas emocionais, na aprendizagem e psicomotoras, a Secretaria da Educação iniciou 2021 com um planejamento de novas metas, para preservar a qualidade do ensino e a segurança de todos para o retorno presencial das aulas, através da elaboração dos protocolos sanitários.
Todas as unidades organizaram seus espaços escolares para atender o calendário letivo, incluindo a desinfecção e a higienização semanal dos locais, além de oferecer condições eficientes aos servidores. E mesmo durante o período remoto houve distribuição de cestas de alimentos e hortifrúti, que garantiram a alimentação dos alunos em suas casas.
Desde o retorno presencial, houve ganhos através do desenvolvimento de outras habilidades, novos tipos de brincadeiras e percepção de elementos que não eram vistos antes da adaptação ao ensino híbrido. Esse aproveitamento só foi possível graças ao trabalho das equipes que se desdobraram, criando e reinventando as atividades que favorecem a aprendizagem.
As equipes de apoio, através das professoras do Reforço Escolar e do Centro de Atendimento Psicopedagógico (CAP), atuaram com os alunos com defasagens, dificuldades significativas ou transtornos de aprendizagem, além, é claro, do trabalho das terapeutas, fonoaudiólogas, assistentes sociais e psicólogas que atuaram diretamente com os funcionários, alunos e familiares através do Programa de Acolhimento Educacional, onde fizeram a escuta, realizaram as orientações, intervenções e encaminharam para outros setores da rede de atendimento.
Outro aspecto importante a ser destacado são as horas de trabalho pedagógico coletivo, as HTPCs, com a realização das práticas exitosas na Educação Infantil, Fundamental e Especial. Através dessa prática compartilhada, a Educação promoveu e valorizou as ações bem sucedidas realizadas por meio da prática educativa dos professores, que muito contribuíram e ajudaram não só a inovar o repertório, mas a ampliar as percepções sobre diferentes materiais, formas de desenvolvimento e observação.
Graças ao trabalho e à dedicação de todos, Escola e família puderam caminhar juntas neste processo, criando uma rede de apoio em benefício do aluno no enfrentamento deste momento atípico. A segurança também foi tratada com prioridade, ao longo do ano alunos, professores e servidores receberam da Secretaria de Educação, máscaras e álcool em gel em sua rotina estudantil.
O Ensino Profissionalizante também precisou ser reprogramado para que as aulas teóricas e práticas pudessem ocorrer com segurança e sem prejuízo à aprendizagem. Assim, o curso Técnico em Cerâmica, objeto de convênio entre a Prefeitura Municipal e a Escola Senai, segue para seu 3º semestre.
Também em 2021, em parceria com a ETEC Trajano Camargo e o Centro Paula Souza, formou-se a 1ª Turma do Curso Técnico em Administração, e foram disponibilizadas através de vestibulinho 40 novas vagas para o Curso Técnico em Logística, cujas aulas vão iniciar em fevereiro.