Grupos Sócio Educativos com crianças e adolescentes retomam as atividades presenciais
O encontro que reúne jovens de diferentes bairros da cidade voltou em grande estilo nesta semana. As aulas de dança, circo, pinturas e outras ações fazem parte do calendário sorteado de exercícios pedagógicos oferecido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social.
Para o pedagogo Diego Amaral, o retorno foi pensado no contexto social das oficinas que ajudam principalmente na questão do atendimento socioeducativo dos jovens. “Através delas somos capazes de melhor atingir nosso público da assistência social. É um atrativo diferente, e é por meio do trabalho dos oficineiros que conseguimos atingir um número maior de crianças, adolescentes e mulheres”, afirma o pedagogo.
Amaral destaca que além de ser uma prática sociocultural, a oficina promove convivência e fortalecimento do vínculo popular. “O retorno das oficinas contribui não só para que a população tenha acesso aos cursos, mas também para que a gente consiga efetivamente fazer nosso trabalho na assistência social. E acredito que também nas outras áreas, como o esporte, meio ambiente, educação e cultura”, explicou.
As oficinas da Secretaria da Mulher acontecem no CRAS do Jardim Eldorado, no CRAS Jardim Progresso e também no Centro Comunitário do Jardim Cordeiro. Ocorre também algumas extensões dos serviços no CCI da Vila Boteon e também no CCI do Jardim Juventude.