A intensificação das ações da Guarda Civil Municipal (GCM) tem contribuído diretamente para a melhoria dos índices de segurança em Cordeirópolis. É o que aponta um boletim estatístico divulgado pela Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, com dados referentes ao primeiro semestre de 2025 e um comparativo com o mesmo período de 2024.
Um dos destaques da comparação é a redução total de atos infracionais, que passaram de quatro casos registrados no primeiro semestre do ano passado para nenhum neste ano. As prisões tiveram aumento, de 15 para 24; os flagrantes subiram de 12 para 18.
O enfrentamento ao tráfico de entorpecentes também teve resultados expressivos, segundo o relatório da GCM. As apreensões de maconha passaram de 5g para 65g; de cocaína, de 19g para 59g; e de crack, de 7g para 37g.
O uso do aplicativo SOS Cidadão, que possibilita o acionamento da GCM via celular, também aumentou. O número de atendimentos por meio da plataforma praticamente triplicou e saltou de 15 para 44 ocorrências. Além disso, as autuações por infrações ambientais subiram de 16 para 53, enquanto as notificações aumentaram de 52 para 96.
Entre 2024 e 2025, os boletins de ocorrência tiveram aumento de 110 para 144. Para o responsável da pasta, Carlos Alberto Avi, o dado é positivo. “Esse crescimento indica uma presença maior da GCM nas ruas, mais ações preventivas e maior confiança da população em acionar o serviço”, avalia.
Ele também destaca que a intensificação do patrulhamento, os investimentos em tecnologia e a capacitação constante da equipe têm gerado resultados concretos. “Seguiremos comprometidos com uma Cordeirópolis mais segura, com foco na prevenção e na resposta rápida à criminalidade”, completa o secretário.
A Guarda Civil Municipal de Cordeirópolis atua em parceria com os demais órgãos de segurança pública, sempre com o objetivo de proteger a população, manter a ordem e garantir o respeito aos direitos dos cidadãos. Em caso de emergências, a população pode entrar em contato pelos números 153 ou (19) 3546-5838.