ACESAC apresenta melhorias após repasse de emendas impositivas

A terça-feira (29) começou com agradecimentos, prestação de conta, proposta de novos desafios e expectativas. Tudo isso aconteceu, na Ação Social Educativa Paróquia Santo Antônio (ACESAC), durante um encontro de gestores, assistentes sociais, diretoria, voluntários, juntamente com o prefeito, Adinan Ortolan e a vice-prefeita, Fátima Celin. O encontro também contou com a presença da presidente da Câmara Municipal, Cássia de Moraes. Na ocasião a equipe gestora apresentou os investimentos realizado nos últimos meses, logo após o repasse para entidade no primeiro semestre, realizado pelos Poderes Executivo e Legislativo.

No encontro o prefeito destacou o comprometimento, a seriedade e a importância que a entidade representa para o município durante os 38 anos que presta serviços na área educacional aos munícipes de Cordeirópolis. “A Acesac é uma entidade vanguarda, digo isso porque enquanto a maioria das paróquias manteve programas de assistencialismo, como a doação de cestas básicas e campanhas sociais por exemplo, a Acesac há quase 40 anos, teve a ideia de criar uma entidade para trabalhar a questão educacional. Portanto, criar uma entidade com esse perfil 38 anos atrás foi um grande desafio e mantê-la até nos dias de hoje com o mesmo engajamento é algo que nos requer muita admiração e prestígio, pois isso traz um valor muito significativo para a nossa cidade”, relatou.

O aumento do número de cursos oferecidos na entidade e a quantidade de atendimentos foram significantes, como apontam os dados apresentados. Segundo a assistente social, voluntária da Acesac e secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Márcia Carron, de 874 acolhimentos, após o repasse das emendas, este número saltou para 1.198. “Anteriormente eram oferecidos três cursos, hoje são ofertados 11. O número de famílias acolhidas era 90 e passou para 110. Esses são alguns dos exemplos como essas emendas impositivas, somadas a contribuição dos voluntários e da comunidade têm nos ajudado a manter essa entidade tão séria e tradicional da cidade”, relatou.

Lançando novos desafio

Na ocasião, Ortolan propôs aos membros da Acesac a criação de um projeto para a implantação de um “Centro Dia do Idoso” em Cordeirópolis, ou seja, um espaço onde possa oferecer um serviço social previsto na Política Nacional do Idoso que atenderá pessoas com 60 anos que necessitam de cuidados durante o dia e que à noite voltam para suas casas. “A ideia é que essas pessoas mantenham os vínculos sociais e familiares, com base no serviço social de interesse da saúde que atenderá homens e mulheres de nossa cidade, para que todos eles tenham ainda mais a garantia dos direitos dos idosos”, destacou o prefeito.

Pular para o conteúdo