Água e óleo – cada um no seu quadrado!

Água e óleo não se misturam, mas isso você já sabe. Mas existem algumas complicações causadas pelo descarte de óleo de cozinha no ralo da pia que precisamos destacar, pois fazendo o descarte de forma errada podemos poluir os nossos mananciais de água e gerar outros problemas ambientais.

Problemas para o Meio Ambiente:

Dentre as consequências está o fato do óleo impedir a passagem de luz na água, retardando o crescimento vegetal, gerando problemas no fluxo, impossibilitando a transferência do oxigênio para a água e aos poucos prejudicando a manutenção da vida dentro do ecossistema.

Problemas para a Rede de Esgoto:

Além de ser prejudicial para a natureza, o óleo de cozinha gera uma infinidade de problemas na rede de esgoto, como entupimentos, obstruções e, muitas vezes, é responsável pelo chamado refluxo, que é quando o esgoto retorna para as casas. Por conta disso, o SAAE Cordeirópolis orienta a população a dar preferência às ações de reuso, que em muitas situações além de ajudar o meio ambiente e ainda contribui para a geração de renda.

Em nossa cidade existem muitas pessoas que passam em casa em casa recolhendo óleo para a fabricação de sabão caseiro, dentre outras iniciativas interessantes.

Que tal ajudar?!

Pular para o conteúdo