Aprovado em Cordeirópolis o Plano Municipal de Educação Ambiental

Após a Audiência Pública realizada na Câmara Municipal, na última terça-feira (08) foi aprovado o Plano Municipal de Educação Ambiental. Na proposta final, a Secretaria de Meio Ambiente sugeriu uma série de atividades ecológicas que acompanham e fortalecem o cronograma da rede Municipal de Ensino.

Desde 2020, as Secretarias de Meio Ambiente e da Educação debatem e analisam as propostas dos diversos setores da sociedade para instituir o Plano Municipal de Educação Ambiental. Entre os temas abordados, estão a coleta seletiva, arborização urbana, bem-estar-animal, o uso consciente do solo e dos recursos hídricos.

Para o secretário Municipal de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, a aprovação foi um grande avanço e fortalecimento das políticas públicas ambientais, pois estabelece um cronograma anual e metas sensibilizadoras para a população em geral. “Antes mesmo da aprovação, as Secretarias envolvidas já vinham desenvolvendo diariamente a Educação Ambiental dentro e fora dos ambientes escolares. Os alunos e professores participam de interações ecológicas nas nascentes, propriedades rurais, Centro de Educação Ambiental e nas Estações de Tratamento de Água e Esgoto”.

Ainda de acordo com Dutra, o objetivo principal é sensibilizar as pessoas sobre os malefícios do uso irracional dos recursos naturais, por isso, a administração propõe uma Educação Ambiental crítica, inclusiva, reflexiva e holística. “A Secretaria de Meio Ambiente convida voluntários que desejam participar e contribuir com a Educação Ambiental Municipal. As pessoas interessadas devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (19) 3546 8042”, convidou o secretário.