Falando em grandes avanços da administração pública de Cordeirópolis nos últimos três anos, podemos citar entre eles a Educação Especial que tem sido desenvolvida na cidade. Esta modalidade de ensino passa por todos os níveis e etapas educacionais através de uma política de educação especial que tem como objetivo subsidiar o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, nas ações cotidianas planejadas e desenvolvidas nos Centros de Educação Infantil e nas Escolas Municipais do Ensino Fundamental. O atendimento educacional especializado no contraturno (AEE) é desenvolvido pelos professores especializados, visando eliminar as barreiras e impedimentos socioculturais a que esses alunos estão sujeitos no dia a dia.
A secretária de Educação, Angelita Ortolan, explicou que em 2019, além de oferecer o Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos, passou a atender os estudantes da Educação Infantil, totalizando 50 alunos. “Para 2020 haverá uma ampliação no quadro de professores especialistas, passando de três para cinco profissionais, além da contratação de quatro educadores especialistas em autismo para aprimorar o trabalho juntos aos alunos”, relatou a secretária.
Altas Habilidades
Desde 2018 a Secretaria de Educação iniciou um rastreio de alunos com indicadores de Altas Habilidades/Superdotação, através da metodologia Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento, comentou a coordenadora de Inclusão, Stefania Meneses, que ainda ressaltou que a última avaliação realizada no final de 2019, 78 alunos foram identificados com potencial para ser desenvolvido através de cursos e projetos extra-curriculares. “Em 2020 esses estudantes serão encaminhados para atividades de acordo com as capacidades identificadas nas avaliações preenchidas pelos professores e daremos continuidade no rastreio de mais alunos existentes em nossa rede de ensino”.
Projeto “Além de Quatro paredes”
Outro projeto que ganhou força e dinamizou o método de ensinar com inclusão no município, foi este. Para Stefania, a ideia contou com uma parceria da iniciativa privada, com o objetivo de levar tecnologia e inovação para o atendimento domiciliar, através das ferramentas Google. Neste projeto, o aluno pode conhecer o mundo que existe além das paredes do seu quarto, mesclando momentos de ensino formal com momentos de aprendizagem em seu Chromebook. “O estudante tem sido atendido cinco vezes por semana, durante todo o ano letivo por uma equipe de professoras, a fim de garantir o direito inalienável à educação para todos, a Prefeitura de Cordeirópolis organiza diferentes ações que englobam a implementação e a oferta de serviços para a educação inclusiva”, destacou a coordenadora.