Aterramento da Cápsula do Tempo marca comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil

Cordeirópolis firmou um compromisso com o futuro na manhã desta quinta-feira (08), ao depositar no solo a Cápsula do Tempo, que reserva várias histórias de pessoas, personalidades, autoridades e empresários, que deixaram sentimentos, desabafos e relatos de tudo que temos vivido, através de cartas que estão dentro deste memorial que deverá ser aberto no ano de 2042, ou seja, 20 anos após a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil.

Historicamente, Cordeirópolis já tem duas capsulas enterradas que são conhecidas: a primeira em comemoração à virada do milênio no ano 2000, em Cascalho na Paroquia de Nossa Senhora da Assunção, que deverá ser aberta somente no ano 2100, e outra dos 130 anos de fundação de Cordeirópolis, realizada em abril de 2016 que deverá ser aberta em 20 anos, a qual se encontra nos redores do coreto da Praça Central. Hoje, realizou-se o aterramento da 3ª cápsula, em comemoração aos 200 anos da Independência. Além dessa cápsula real, foram scaneados todas as cartas e realizada uma capsula virtual. Lá foram colocados e-mails de dezenas de pessoas que, daqui a 20 anos, terão acesso às mensagens colocadas no local.

Durante a cerimônia, o prefeito, Adinan Ortolan, comentou que este é um ato histórico que guarda memórias. Ortolan destacou que alguns dos presentes na ocasião poderão não presenciar o momento em 2042, mas terão familiares que lembrarão e receberão esse pequeno pedaço de papel para conhecer um pouco mais sobre o momento que vivemos hoje. “Além das personalidades, alguns jovens foram convidados para serem guardiões da cápsula que enterrarão hoje e, daqui a 20 anos, terão a missão e a felicidade em abrir e dar continuidade a esta história”, relatou o mandatário.