Barragem da Represa Santa Marina está 80% concluída

Entre as maiores obras da atual administração, a Barragem de Santa Marina será concluída no primeiro trimestre de 2023. A represa terá capacidade para conter 1,5 bilhão de litros de água, o suficiente para abastecer o dobro da população do município, que hoje chega aos 25 mil habitantes.

O prefeito, Adinan Ortolan, comenta que desde o início da obra houve preocupação com a urgência e a necessidade da população, além dos cuidados com o meio ambiente. Ele afirma que, antes de obter a licença para o início das obras, o local passou pela avaliação de uma equipe de biólogos especializados, que estudaram a fauna e a flora do local.

MEIO AMBIENTE

Graças ao trabalho desses profissionais, foi possível resgatar em torno de 1.300 animais, incluindo tatus, capivaras, cobras, gambás e peixes, que passaram pelos cuidados de uma equipe veterinária antes de serem soltos em locais estratégicos e adequados, onde conseguiram sobreviver.

Além disso, já foram plantados mais de 10 mil mudas às margens da represa, mas o objetivo é plantar até 40 mil, o que vai auxiliar com a contenção das enxurradas, que podem causar problemas de assoreamento (acúmulo de terra e demais resíduos no fundo da represa).

CONSTRUÇÃO

Segundo levantamento da Secretaria de Obras e Planejamento, a parte civil da obra, ou seja, a pavimentação e concretagem, será concluída agora no mês de outubro, e a partir daí a previsão é que nos próximos cinco meses seja finalizada. Após a conclusão da obra, o processo de abastecimento deve levar mais doze meses, para que se tenha água suficiente para o município. “Toda barragem envolve uma responsabilidade muito grande, por isso seguimos rigorosamente os padrões estabelecidos pelo mercado. Em breve, Cordeirópolis terá este fôlego, quando se refere ao abastecimento para as próximas gerações”, afirma o prefeito.