Campanha de mobilização contra a sífilis será realizada na próxima semana

Durante a próxima semana, entre os dias 24 a 28 de abril, a Prefeitura Municipal de Cordeirópolis, por intermédio da Secretaria de Saúde, promoverá a “Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis”. Ao longo dessa semana, os profissionais de saúde das sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município realizarão ações das 8h às 17h para conscientizar e informar a população sobre a importância de conhecer os sinais e sintomas da sífilis. O atendimento será aberto a toda população, com prioridade ao atendimento as gestantes e seus parceiros. Na ocasião, a equipe de profissionais tirará dúvidas sobre a patologia e sobre a prevenção.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, o contágio da doença pode ocorrer por meio da relação sexual, sem o uso de camisinha com uma pessoa contaminada, ou da mãe infectada para a criança durante a gestação ou o parto. “A sífilis congênita acontece quando a bactéria responsável pela sífilis passa da mãe para o bebê através da placenta. Vale frisar, que além de ser uma das enfermidades mais antigas, ela tem se alastrado nos dias atuais. Por conta disso, é importante informar e tirar as dúvidas da população sobre esta patologia”.

Nayara ressalta a importância do uso do preservativo e do acompanhamento durante a gravidez (pré-natal), já que ajuda a contribuir para a prevenção da sífilis congênita. “Toda gestante precisa realizar o pré-natal e os exames no primeiro, terceiro trimestre da gestação e também na hora do parto, o que é de extrema importância para o bebê e para a saúde da futura mamãe. Em relação à paciente que seja detectada com a doença, o parceiro também precisa ser tratado a fim de evitar que sua parceira seja reinfectada, o que pode causar malformação do feto, deficiência mental, surdez, cegueira e até a morte”, destacou a enfermeira.

Conforme o Ministério da Saúde, a doença pode apresentar inúmeras manifestações clínicas e diferentes estágios de evolução, sendo eles: primário, secundário e terciário.
Na fase primária, aparecem feridas na boca, pênis, vulva, vagina, dentre outros locais da pele. Vale lembrar que os sintomas, não causam dores, não coçam e não ardem. Já na fase secundária, os sintomas apresentam entre os primeiros dois e seis meses do aparecimento da ferida inicial, como manchas no corpo, principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés, também não coçam. Na fase terciária os sintomas podem surgir de dois a 40 anos depois do inicio da infecção, por meio de sintomas na estrutura óssea, lesões cutâneas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte.

Cordeirópolis: Após vários anos sem notificação de sífilis congênita, foram registrados um caso em 2013 e dois casos no ano passado. Neste ano, até o momento, não há nenhum caso notificado. Vale lembrar que a sífilis congênita é um agravo totalmente previsível e que tem tratamento em todas as unidades de saúde do município.