Cerimônia abre oficialmente a 14ª edição dos Jogos Escolares em Cordeirópolis

A Tocha Olímpica foi acesa na noite desta sexta-feira (10) para oficializar a abertura da 14ª edição dos Jogos Escolares de Cordeirópolis 2018. Surpresa, emoção e superação marcaram esta cerimônia que contou com o desfile das 10 escolas municipais, estaduais e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Os jogos que são organizados pela Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer e Educação seguem até o dia 24 de agosto nas escolas do município.

Participaram deste momento o prefeito, Adinan Ortolan, a vice-prefeita, Fátima Celin, a secretária de Educação, Angelita Ortolan, o secretário de Esporte e Lazer, Gilberto Marangon, a coordenadora de Educação Física, Stefania Menezes e a presença especial do patrono dos Jogos Escolares, Roberto Lucato, além dos vereadores, professores e os familiares dos alunos que lotaram as arquibancadas do Ginásio de Esportes “Governador Orestes Quércia”.

Em seu discurso a secretária de Educação, Angelita Ortolan, reforçou a importância dos alunos, professores e a comunidade escolar estarem envolvidos todos os dias neste movimento esportivo. “Há 13 anos os Jogos Escolares vêm se aperfeiçoando e diante disso, foi sancionada a Lei nº 3.074 para que tivéssemos a certeza que esse momento seja realizado todos os anos e no âmbito maior, mobilizando e envolvendo ainda os alunos da rede estadual”, disse a secretária que também deixou uma reflexão aos alunos. “Uns vencem hoje, outros vencem amanhã, outros vencem depois. No entanto, o mais importante é competir”.

A noite contou com vários momentos que emocionaram o público presente. Um deles foi quando o aluno da Escola Estadual Odécio Lucke, Enzo Henrique de Almeida, conduziu a Tocha Olímpica para as mãos do patrono, Roberto Lucato, que acendeu a pira olímpica simbolizando a abertura dos Jogos Escolares. Após este momento, ocorreu o juramento dos atletas que foi feito pela aluna da Escola Prof. Geraldo Apparecido Rocha, Vitoria Emanuele Santos Sousa, do 5° ano B. “A prática esportiva é uma forma de integrar as escolas, os seus alunos e a cidade. É muito mais do que vencer, é ser leal na competição, se dedicar, é honrar o nome da sua escola e, principalmente, o nome do município. Parabéns a família de Cordeirópolis e para oficializarmos, declaro aberta a 14ª edição dos Jogos Escolares”, disse o prefeito, Adinan Ortolan.

Sobre as disputas
A abertura já iniciou com a competição de dança, primeira modalidade disputada nesta edição dos Jogos Escolares. Na oportunidade, seis escolas e a APAE se apresentaram e foram avaliados os seguintes quesitos: harmonia em conjunto, criatividade, expressão, figurino e exploração do espaço. A comissão julgadora foi formada pela educadora física e coreógrafa, Débora Bernardi, o coreógrafo e bailarino, Júnior Lopes e a coreógrafa e professora de dança, Talissa Tulimosky. Enquanto a equipe do evento realizava a contagem dos pontos, o público curtiu a apresentação do grupo de ginástica acrobática do Colégio Objetivo de Cosmópolis que deu um show de talento e agregou ainda mais este evento marcante.

Confira os vencedores desta primeira competição:
1° lugar: Amália Malheiro Moreira, pontuação: 297 – tema: “Rio: a diversão na cidade maravilhosa”;
2° lugar: Geraldo Apparecido Rocha, pontuação: 278 – tema: “Alice no país das maravilhas”;
3° lugar: Maria Nazareth Stocco, pontuação: 273,5 – tema: “Nos tempos da brilhantina”.

Nesta terça-feira (14), as disputas ocorrerão nas seguintes escolas:
7h30 – dama e dominó, 4° e 5° ano feminino e masculino na Escola Geraldo Rocha e às 12h30 – câmbio, 4° ano feminino na Escola Amália.