Cia. dos Náufragos encena o Musical

Inspirado no livro homônimo do multiartista uruguaio Rafael Curci, espetáculo será encenado na próxima sexta-feira (29/9), em duas sessões, às 13h e às 19h, no Centro Cultural Ataliba Barrocas. A entrada é franca.

De repente, a escuridão. E qual o remédio para tirar um pequeno vilarejo localizado nas cordilheiras desse tamanho breu? Apenas um: contar com o apoio de uma menina que emana luz pelos olhos.

Para conhecer a narrativa, o espectador precisará viajar até um vilarejo longínquo chamado Tokonar. Nesse local de escuridão, isolado entre as montanhas das cordilheiras, nasce uma menina com um dom muito peculiar: o de emanar luz pelos olhos. Com a falta de iluminação e o desarranjo de uma promessa de eletricidade, somente a luz de uma criança é a esperança para a sobrevivência da comunidade.

E como trazer Maria da Luz à luz dos holofotes? A resposta é de puro encantamento: a partir da multilinguagem cênica, composta de música, máscara e teatro de bonecos, outra marca da pluralidade cênica da Cia. dos Náufragos. Tudo isso, é claro, esculpido de forma coletiva durante os ensaios, que contaram com exercícios de imaginação, improvisação e criação. Destaque aos atores-músicos Cristiane Taguchi, Esteban Alvarez, Miguel Damha e Renan Villela, que dão vida a oito personagens para lá de fantásticos e misteriosos.

Contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura e Economia Criativa) e pelo Edital de Chamamento SESI Viagem Teatral – Montagem de Espetáculos Inéditos, do SESI-SP, a temporada de Maria da Luz também passará, até outubro de 2023, por Caieiras.

A companhia

A Cia. dos Náufragos foi criada em 2014, em Campinas, pelos atores-músicos Cristiane Taguchi, Esteban Alvarez, Miguel Damha e Renan Villela, ambos formados em Artes Cênicas pela Unicamp.

O grupo desenvolve, desde sua criação, uma pesquisa artística a partir de dois temas centrais: o teatro narrativo e a palavra falada, e a exploração da música como dramaturgia de cena.