Cine Teatro recebe o espetáculo com música ao vivo “Andêmos”,

Grupo teatral Gato Coletivo Artístico se apresenta nesta quinta-feira (02)

Que brasileiro não é parte de uma história de migração? Quem nunca viveu uma despedida de lugar e pessoas? Quem nunca precisou recomeçar em uma terra desconhecida, com o coração carregado de sonhos e esperança? Na peça “Andêmos”, do grupo Gato Coletivo Artístico, esse universo de chegadas e partidas é o mote que embala as três histórias contadas no palco, “que todo mundo sabe, mas não sabe que sabe”.

São relatos de gente que deixou a terra natal para viver um sonho, um amor ou simplesmente uma nova tentativa de sobrevivência. Baseado em entrevistas feitas no interior do estado com personagens reais, o texto do ator e dramaturgo Anderson Zotesso toca o público ao reunir memórias, afetos, experiências de vida e expressões culturais que, mesmo deslocadas, seguem caminho nas malas dos migrantes. “Mostrar a vida de pessoas comuns é relevante e necessário. É por meio da oralidade que transmitimos os modos de ser e de viver dos humildes e iletrados, contribuindo para impedir o apagamento de suas narrativas, memórias e identidade. Andêmos exalta essa oralidade por meio do teatro”, diz Zotesso.

A peça traz à cena manifestações culturais tradicionais, tais como a catira e o samba de bumbo (ou samba rural paulista) em sua estética e na construção de sua encenação. Mas as histórias de migração retratadas transcendem as peculiaridades do interior paulista e vão ao âmago do espectador, que se identifica com a universalidade de seus temas: a tristeza da despedida e a esperança dos que partem em busca de uma vida melhor.

SERVIÇO: Espetáculo “Andêmos” (Gato Coletivo Artístico)

Data: quinta-feira, 02/03

Horário: 20h

Local: Cine Teatro Ataliba Barrocas – Rua Siqueira Campos, s/nº, Vila Lídia, Cordeirópolis

Ingressos: gratuitos

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Pular para o conteúdo