Com 108 anos, Escola Coronel José Levy passa por restauração

Após um longo caminho entre a autorização do projeto, a abertura dos trâmites e a execução da obra, este patrimônio histórico foi totalmente renovado e entregue à população

Em comemoração ao aniversário de 73 anos de Cordeirópolis, foi inaugurada na última sexta-feira (10) a restauração da Escola “Coronel José Levy”, um patrimônio mais antigo que a própria cidade, construído há mais de um século e tombado pelo Patrimônio Histórico.

Durante a inauguração, a primeira-dama e secretária da Educação, Angelita Ortolan, reforçou o trabalho desempenhado durante a obra, que ocorreu sob vistoria do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), órgão ligado à Secretaria Estadual da Cultura, visto que a restauração deve manter todas as características originais do prédio, sem interferir na fachada ou nos ambientes internos.

Segundo a secretária da pasta, o objetivo da obra é preservar o aspecto histórico dessa unidade de ensino. “Essa restauração é uma forma de respeito à memória da educação cordeiropolense”, afirma Angelita, “Mostra que nós precisamos preservar o que é público, e os estudantes, vendo essa importância, também saberão valorizar a escola ainda mais.”

Além da restauração, a Educação assumiu a reforma interna da secretaria e dos banheiros dos alunos, e inclui a cobertura da quadra no seu cronograma de planejamento.

Também esteve presente na inauguração a vice-prefeita, Fátima Celin, que lembrou da importância de preservar a história do município, e das pessoas que passaram por aqui e fizeram de Cordeirópolis o que é hoje. “Um ambiente restaurado traz um novo dia a dia à escola”, comenta Fátima, “E é ela que vai abrir as portas para o futuro, pois a educação é o caminho para mudar a vida das pessoas”.

Antes professor da Escola Coronel José Levy e atualmente prefeito da cidade, Adinan Ortolan reforçou a importância que essa escola tem para Cordeirópolis. “Há mais de cem anos, onde aqui havia um pequeno distrito, as famílias conquistaram o direito de seus filhos estudarem”, conta Adinan. “Essa foi uma grande conquista, numa época em que grande parte da população não era alfabetizada.”

Além disso, o prefeito afirmou o trabalho e a dedicação em manter os aspectos históricos do local, trazendo até mesmo os móveis de época, como a mesa da atual sala dos professores que foi a mesa de jantar da família de Cássio Levy.

Para representar todos os familiares do Coronel José Levy, esteve presente Paulo Levy, que compartilhou com os demais a história de sua família.

Pular para o conteúdo