Combate à pobreza: Prefeitura amplia as vagas do Programa Comida na Mesa

A Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social, têm promovido ações para ampliar o acesso aos programas sociais às famílias de baixa renda do município, visando combater a pobreza e outras situações de vulnerabilidade social. Um dos principais projetos tem sido o “Programa Comida na Mesa”, que desde o início de 2017, já beneficiou mais de 360 famílias e que a partir deste mês, irá aumentar o número de atendimentos, em que mais 600 famílias serão incluídas no programa, superando um investimento que antes era cerca de R$ 30 mil por mês. Com a duplicação serão investidos R$ 60 mil, ou seja, R$ 720 mil por ano em benefício desses cidadãos.

Segundo a secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira, a implantação do Programa foi de extrema importância, pois por meio do acesso ao cartão alimentação as famílias atendidas na assistência social passaram a ter mais dignidade no acesso à alimentação. “Saímos de um modelo de concessão de benefício fortemente caracterizado pelo clientelismo e cultura do favor para um programa que visa garantir o direito. Hoje as famílias vão ao supermercado e escolhem os alimentos que precisam”, explicou.

Outro fator que Elaine destaca é sobre o faturamento e o apoio com o comércio local e ressalta que atual gestão está focada e comprometida com a erradicação de toda forma de vulnerabilidade social. “Com isso o comércio da cidade também é beneficiado, pois todo o investimento no programa circula na economia de nossa cidade. Além disso, com a implantação do programa realizamos uma economia e ampliaremos o número de beneficiários que antes eram atendidos com cesta básica. Entretanto, a ampliação em 2018 é uma medida necessária, pois a demanda identificada nos atendimentos sociais aumentou significativamente e precisamos adotar medidas para dar continuidade ao nosso compromisso no enfrentamento à pobreza”, disse a secretária.