Concurso Negros Dourados apresenta nova realeza

O Dia da Consciência Negra celebra a importância da cultura negra na formação do povo brasileiro e promove a reflexão da ancestralidade africana, fundamental para a identidade do país. Como forma de enaltecer a luta desse povo, foi promovido na última sexta-feira (27), em formato online devido ao novo coronavírus, a 8ª edição do Concurso Negros Dourados.

O evento realizado pela Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social, Cultura e Conselho Municipal de Políticas Públicas da Igualdade Racial (COMPPIR), contou com música, dança e muita emoção envolvendo os participantes que esbanjaram na passarela simpatia, beleza, elegância e alegria. A beleza, o carisma e a desenvoltura foram alguns dos critérios do júri para escolher os meninos e meninas que irão representar a beleza negra da cidade.

Uma noite que representou a identidade da comunidade negra de Cordeirópolis, que buscou fortalecer a autoestima, a fim de desconstruir padrões de beleza impostos pela mídia. “Apesar das limitações devido à pandemia do novo coronavírus, o COMPPIR, juntamente com a Prefeitura, Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social e da Cultura, não mediram esforços para que o evento acontecesse. Foi enriquecedor ver o envolvimento das famílias dos candidatos que se empenharam bastante e levaram a disputa online à sério”, disse a coordenadora do CRAS e conselheira do COMPPIR, Giovana Ventura Tatajuba.

Além disso, Giovana falou da importância do concurso para a cidade. “O mais importante para nós organizadores, é o fortalecimento das famílias negras do município, onde crianças e adultos têm se reconhecido como cidadãos de direitos, livres para assumir sua identidade, suas características físicas e suas origens, além de mostrar o potencial cultural que tem a Comunidade Negra”, concluiu.

Vencedores Concurso Negros Dourados 2020:

1⁰ lugar Mini Miss: Victoria Elloá Carneiro;
2⁰ lugar Mini Miss: Emanuella C. Belasco Brito;
3⁰ lugar Mini Miss: Ariela C.da Costa Guimarães;

1⁰ lugar Miss infantojuvenil: Maria Eduarda Serra Cândido;
2⁰ lugar Miss infantojuvenil: Luana Arseni;
3⁰ lugar Miss infatojuvenil: Brenosa;

1⁰ lugar Mister infantojuvenil: Luan Gonçalves dos Santos;
2⁰ lugar Mister infantojuvenil: Mikael Mota;
3⁰ lugar Mister infantojuvenil: Gabriel Nascimento da Silva;

1⁰ lugar Miss Negra Dourada categoria Adulta: Hesthefany Cristina Paraguaia;
2⁰ lugar Miss Negra Dourada categoria Adulta: Juliane de Souza Pereira;
3⁰ lugar Miss Negra Dourada categoria Adulta: Izabeli Bárbara da Silva.

Skip to content