Confaban reúne 1.500 músicos de quatro estados do Brasil

Desde 2008 Cordeirópolis não reunia um Concurso de Fanfarras e Bandas (Confaban) no município. Cerca de nove anos depois a cidade pôde presenciar um dos maiores concursos desse seguimento da região. O evento foi promovido pela Prefeitura de Cordeirópolis por meio da Secretaria de Cultura.

Nesta edição do evento a banda campeã na Classificação Geral foi o a Banda Marcial Senai Luiz Varga de Limeira. Já na categoria Sênior, a vencedora foi a Banda Marcial Yolanda Ascêncio, da cidade de São Caetano do Sul. O organizador do evento e maestro, Jeremias Caetano, disse que foram reunidas na cidade 23 bandas participantes que desfilaram pela Rua Carlos Gomes no Centro de Cordeirópolis sob o olhar atento dos juízes, que avaliaram critérios como interpretação, baliza, composição musical entre outros. “Foi um evento que superou nossas exceptivas, com participantes com um altíssimo nível técnico de várias partes do Brasil”, destacou o maestro afirmando, que a meta é fazer com que o evento volte a ser uma tradição.

O desfile contou com a participação de mais de 1.500 pessoas que apresentaram as mais diversas composições, que foram desde músicas de cinema até músicas clássicas. O maestro Júlia Cesar Miranda, da Fanfarra Pedro da Silveira Duca, da cidade de Palmeiral (MG), disse que os festivais são importantes não só pelo incentivo, mas para a valorização da música. “Estamos ensaiando desde fevereiro para participar do evento. É uma ótima oportunidade para os músicos compartilharem conhecimentos”, disse.

Nesta edição o evento reuniu participantes de vários estados como Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso e a grande maioria de São Paulo.

Pular para o conteúdo