Cordeirópolis celebra Dia Mundial de Conscientização do Autismo com diversas conquistas para o município

Hoje, 02 de Abril, Dia mundial da conscientização do Autismo.Em Cordeirópolis, temos muito ainda a avançar nessa questão, mas devemos reconhecer que avançamos muito e somos uma das cidades referência na atuação da saúde e da educação em relação ao cuidado com os autistas, assim relata o prefeito Adinan Ortolan.

Segundo o levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em 2017, primeiro ano da atual gestão, haviam apenas 3 casos no município. Hoje, com a ampliação do diagnóstico, temos mais de 150 casos no município, sendo 84 assistidos pela Secretaria Municipal de Educação. No total 7 professores especialistas em Transtorno do Espectro Autista e mais 73 profissionais de apoio escolar atuam diretamente com os alunos com Transtorno do Espectro Autista nas escolas municipais. Importante ressaltar o suporte que o Centro de Referência do Autista da APAE dá a grande parte destes alunos que frequentam terapias no contraturno escolar.

Na educação foi criado o cargo de Professor Especializado em Transtorno do Espectro Autista e através do concurso público pode-se contratar esses docentes especializados. “Esse procedimento é fundamental e necessita ocorrer constantemente, pois é a intersetoriedade dos serviços que tornará a jornada escolar dos alunos com TEA exitosa. Os suportes que cada função tem como atribuição são distintos: professor especialista do A.E.E avalia repertório de habilidades e dificuldades, oferta o atendimento especializado para ampliar habilidades em déficit e orienta demais membros da comunidade sobre estratégias. Os profissionais de apoio escolar ou acompanhantes realizam o suporte para estimulação de habilidades acadêmicas, de auto cuidado e de interação. Professores apresentam o currículo providenciando as adaptações nas tarefas e propostas e somente mantendo contato estreito e constante para para alinhar possibilidades e recursos a cada demanda será possível vencer os desafios” explica a Professora Especialista em Transtorno do Espectro Autista, Diana Danesin.

A vice-prefeita Fátima Celin explica, como são muitos casos, a Secretaria da Saúde está criando um segundo Centro de Referência focado mais no atendimento terapêutico, que já está em funcionamento na cidade. “Hoje dezenas de famílias de autistas até procuram nossa cidade para ter esse atendimento de qualidade que, na maioria dos municípios, só tem em convênios médicos ou sendo custeados pelas famílias”, relatou.

O professor Wéden Canosa de Freitas comenta sobre a atuação do município no atendimento da saúde e da educação em relação aos cuidados com os autistas. “Cordeirópolis trouxe para nossa população a conscientização de que o autista não vive no mundo dele, mas vive no nosso, enxergando e sentindo ele de formas diferentes das nossas”, completou.

Pular para o conteúdo