Cordeirópolis celebra o Dia Mundial da Educação

Hoje, 28 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Educação e, este ano, mais do que nunca, merece ser celebrado. A data, que foi estabelecida há mais de 20 anos por líderes de 164 países durante o Fórum Mundial de Educação, simboliza o acordo entre essas nações diante do desenvolvimento da educação.

Falar em Educação e tecnologia hoje em dia já tornou-se rotina. Há mais de um ano que o ensino digital à distância entrou na casa dos alunos, e os professores tiveram que se reinventar dentro de um curto espaço de tempo. Diante desse “novo normal”, a educação precisou de todo o apoio das famílias na hora de direcionar os alunos, além da corrida dos profissionais de educação para se adaptar ao novo sistema. Mas Cordeirópolis, foi diferente! Como pudemos acompanhar ao longo dos últimos quatro anos, a capacitação dos educadores e a convivência dos alunos com a tecnologia se faz presente nas salas de aula do município desde 2017.

Visando modernizar o ensino nas escolas públicas, possibilitando que alunos e professores tenham acesso a novas tecnologias que contribuam com o processo educacional, a Prefeitura Municipal implantou, em 2017, a plataforma Google For Education. O projeto já era oferecido por escolas particulares de todo o país, mas Cordeirópolis foi a primeira cidade do Brasil a implantá-lo na rede municipal de ensino.

Com a pandemia do coronavírus, muitos municípios passaram a se interessar pelo uso da plataforma, para se adaptar ao ensino remoto. A secretária de Educação, Angelita Ortolan, ressaltou a importância da cidade ter optado em investir no projeto, mesmo sem imaginar que um momento como esse pudesse vir à tona. “Foi um grande acerto! Quatro anos depois, os resultados já são visíveis em nossas escolas. Sabemos que, devido à situação pandêmica, muitos municípios tiveram que aderir e capacitar seus profissionais em tempo recorde, enquanto Cordeirópolis elaborou um plano de trabalho, fazendo uso das várias ferramentas que já eram utilizadas em sala de aula para levar a aprendizagem até a casa dos nossos alunos”.

Angelita ainda comenta que muitas pessoas associam a palavra “educação” com o ambiente escolar, o que não deixa de ser correto, porém a escola não pode ser o único instrumento importante de educação para uma criança ou jovem. “A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com todas as pessoas ao nosso redor”, destacou a secretária.

Pular para o conteúdo