Cordeirópolis celebra o Dia Nacional dos Surdos

A Comunidade Surda de Cordeirópolis se reuniu no último domingo (26) para celebrar o Dia Nacional do Surdo, que faz parte das comemorações da campanha Setembro Azul, marcada pelas histórias e conquistas da comunidade. O ocorreu no novo Centro Creativo do Jardim Juventude e contou com a presença de moradores e o grupo de convidados dos Passinhos, que animou a tarde com muito entretenimento.

De acordo com a intérprete e professora de Libera Diene Ramalho esse foi o primeiro Setembro azul comemorado pelo município, que proporcionou aos surdos um senso de pertencimento, de que não estão sozinhos e que podem falar livremente com outros usuários da Libras. “Esta ação nos fez com que todos pudessem lembrar suas histórias de lutas, injustiças, preconceitos, entre outras coisas. Ao mesmo tempo sentir gratidão por cada vitória alcançada. Portanto, o evento foi importante para promover a cultura surda e da Libras tanto para familiares como para os munícipes”.

Diene ainda destaca que para que a libras seja cada vez mais normal em meio a sociedade, este evento apoiado e promovido pela administração municipal e causou grande impacto nos surdos e suas famílias, pois se sentiram assistidos e incluídos entre os cidadão desta cidade.”Inúmeras ações já vêm sendo realizadas em prol da comunidade surda, entre as Secretarias da Saúde e Educação em especial e desta forma considero esse um marco importantíssimo na história da cidade e da população surda local, pois assegura o início de um futuro promissor”, relatou a professora.

Em ritmo de festa!
Durante o encontro, o grupo dos Passinhos preparou uma apresentação para os presentes, os ensinou a dançar e comemoraram juntos através do ritmo do corpo e da vibração da caixa de som. Mostraram que para interagir com pessoas surdas, não é preciso ter curso, apenas olhe nos olhos delas, sorriam, gesticulem, escrevam e a comunicação, mesmo que básica, fluirá.

Pular para o conteúdo