Cordeirópolis conquista certificação inédita da Secretaria Estadual de Meio Ambiente

Cordeirópolis foi certificada de forma inédita. Na classificação do grupo com municípios de até 49 mil habitantes, ficou entre as 16 cidades do Estado de São Paulo, que ultrapassou os 84,5 pontos e um aumento de 260% (duzentos e sessenta por cento) entre os anos de 2011 e 2023. Cordeirópolis e Limeira foram os únicos municípios da região metropolitana de Piracicaba a receber a Certificação VerdeAzul.

No último dia 19, o prefeito Adinan Ortolan, junto ao secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra, e o presidente da Câmara, José Antonio Rodrigues, bem como suas equipes, participaram da solenidade de Certificação do Programa Município VerdeAzul Ciclo 2022/2023, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

O Programa “Verde Azul”, lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios. As ações propostas pelo Programa compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental, Avanço na Sustentabilidade, Educação Ambiental, Uso do Solo, Gestão das Águas, Esgoto Coletado e Tratado, Resíduos Sólidos, Qualidade do Ar, Arborização Urbana e Biodiversidade

O secretário Joaquim Dutra conta que desde 2011, Cordeirópolis busca a tão almejada certificação. Apesar de todos os esforços da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Município ainda não alcançava as metas pretendidas. “Os esforços foram redobrados nos últimos 7 anos e em 2023 finalmente colhemos os frutos almejados, recebemos, pela primeira vez, a Certificação do Programa Verde Azul. Este Certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à Prefeitura premiada, preferência na captação de recursos junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente”.

O Secretário ainda destacou que somente foi possível tal conquista, pois teve uma rede de apoio fundamental. “As participações ativas da Câmara Municipal nas aprovações dos planos e leis municipais, e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cordeirópolis (COMDEMA), além das Secretarias Municipais e SAAE de Cordeirópolis, a conquista ocorreu através de todas essas mãos”, afirmou Joaquim Dutra