Cordeirópolis é finalista em premiação pela água

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) realizou na noite da última quarta-feira (30) a cerimônia de entrega do 8º Prêmio Ação Pela Água. O tradicional “Oscar da Água” ocorreu em Limeira e reuniu representantes de diversas cidades da região.

O tema escolhido este ano foi, “Água: essencial para nossa saúde e do planeta”. O objetivo da premiação é condecorar os trabalhos desenvolvidos em prol da gestão de recursos hídricos nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ).

Ao todo 78 projetos validados pela Comissão Julgadora levaram em conta cinco critérios: resultados, impacto social, replicabilidade, originalidade e Aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em especial, ao ODS 6 a Água potável e saneamento.

Cordeirópolis ficou entre as três finalistas ao lado dos municípios de Analândia e Jaguariúna na categoria: “Poder público de municípios associados ao Consórcio PCJ”, através do programa “Refloresta Cordeirópolis”, que restaura as Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e incentiva os agricultores locais a isolar áreas com potencial para geração de água. Com prioridade na Microbacia do Ribeirão Tatu, 53 nascentes estão em processo de restauração florestal.

Segundo o secretário de Meio Ambiente Joaquim Dutra Filho, os finalistas receberam o certificado de “Notórios da Água” e destacou que este é mais um reconhecimento do trabalho contínuo realizado em Cordeirópolis. “Desde 2017, buscamos alternativas sustentáveis para preservar o meio ambiente e, consequentemente, a saúde da população”, afirma o secretário, “Por isso, ver o programa ‘Refloresta Cordeirópolis’ ser reconhecido é motivo de muito orgulho para nós”, relatou Dutra.

Pular para o conteúdo