Começou nesta segunda-feira (17) a Semana da Consciência Negra de Cordeirópolis. A prefeitura preparou uma ampla programação nas escolas municipais e outros espaços públicos para celebrar a data. A iniciativa reúne exposições, roda de conversa, apresentações artísticas e ações educativas voltadas ao tema e abertas ao público.
Nesta semana, as escolas municipais e os CEIs promovem exposições com trabalhos produzidos pelos alunos durante o ano letivo. As atividades são realizadas em todas as unidades da rede pública de ensino.
Na terça-feira (18), às 14h, a Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social recebe a Roda de Conversa “Diálogos e trocas com profissionais negras”. Participam a enfermeira Paula Cristina Oliveira de Paula, a secretária de Esporte e Lazer, Layla Penas, a advogada Adriana Evangelista e a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Suelen S. Reis.
Durante toda a semana, os Cras do Jardim Eldorado e do Jardim Progresso também desenvolvem ações com os grupos socioeducativos. Na quarta (19), às 18h, a Secretaria de Educação promove, na Câmara, a formação “A educação antirracista na busca da valorização da identidade e empoderamento das crianças na educação”, para professores e gestores da rede municipal.
Ainda na quarta, a partir das 19h30, no Salão Social Maria de Lourdes Arrais, acontece a Amostra da Cultura Afro. A programação inclui monólogo da atriz Marlene Vitor, peça teatral da Escola Estadual Coronel José Levy, apresentações de capoeira, dança típica haitiana, amostra de penteados e apresentações culturais de Wad Monteiro e Ursão, além de exposição temática.







