Cordeirópolis recebe dois médicos cubanos para atuar na saúde pública

Dois médicos cubanos foram apresentados pela Prefeitura de Cordeirópolis nesta sexta-feira (23) como novos integrantes do quadro da saúde básica do município. Os profissionais foram enviados pelo programa federal Mais Médicos, criado com a finalidade de garantir atendimento resolutivo e de qualidade à população.

Os médicos atuarão no programa saúde da família como médicos generalistas e irão substituir os profissionais que deixaram a cidade este ano por conta do término do período de trabalho previsto em contrato. Foi o caso da médica Maryanis Gomes Hernandez, que relatou a sua experiência na cidade de Cordeirópolis. “Nesses três anos que estive atuando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Cordeirópolis adquiri muito conhecimento e várias experiências para minha vida pessoal e profissional. Aprendi a falar português, além de conhecer muitas pessoas que acreditaram em mim e no meu trabalho. Só tenho que agradecê-las. Sentirei saudades!”, pontuou.

O prefeito, Adinan Ortolan, a vice-prefeita, Fátima Celin, a secretária de Saúde, Jordana Cassetário, a coordenadora de planejamento, Hellen Cristina Teixeira e a coordenadora de sistemas de informação, Paloma de Carvalho Maioral, recepcionaram os médicos no gabinete do prefeito, na tarde desta sexta-feira (23).

Na ocasião, Ortolan comentou a importância desses profissionais para a cidade. “É muito bom tê-los aqui, visto que vocês irão ajudar no atendimento à população, além de alavancar e melhorar o trabalho das UBS. Sejam bem-vindos!”, declarou o prefeito.

Um dos cubanos recepcionados, Ramon Luis Turino Acosta, afirma que está muito feliz em trabalhar na cidade, pois sempre gostou da cultura brasileira. “É algo novo para mim, porém espero transmitir toda a minha experiência aos pacientes de Cordeirópolis. Quero atender as gestantes, crianças, jovens, idosos, além de trabalhar em ações de prevenção de doenças”.

A médica Clari Merci Pineda Villavicencio afirmou que gostou muito da cidade. “Quero ajudar todas as pessoas que moram aqui e estou muito ansiosa para começar a atuar no município”, comentou ela, ainda tímida.

Como previsto pelo plano nacional, eles atuarão somente na atenção primária, ou seja, em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os salários serão pagos pelo governo federal e a hospedagem, alimentação e transporte dos médicos é responsabilidade do município conforme contrato firmado com o Ministério da Saúde.