Cordeirópolis se tornará “irmã” de cidade italiana

Comunidade Godega di Sant’Urbano acatou o pedido de geminação, que reforça laços históricos e culturais entre as cidades

Não é novidade para ninguém que Cordeirópolis tem raízes italianas. Na região que hoje é o bairro de Cascalho, onde surgiu a cidade, centenas de imigrantes do país europeu se estabeleceram por lá no fim século 19.

Recentemente, a Prefeitura Municipal e a Associação Trevisani Nel Mondo tem realizado esforços para valorizar esse traço cultural histórico. Um exemplo disso é a reforma do Cemitério de Cascalho, toda inspirada na arquitetura da região de Veneto, ondia viviam os italianos que vieram para cá.

Agora, a novidade é a possibilidade de Cordeirópolis se tornar “irmã” da cidade italiana Godega di Sant’Urbano, localizada em Vêneto. Isso porque neste mês, o chefe do Executivo, Adinan Ortolan recebeu uma carta, assinada pelo prefeito da cidade, sinalizando de forma positiva o pedido que havia sido feito, para iniciar o processo de geminação entre os municípios, que visa estabelecer laços nos âmbitos culturais, econômicos e também de saúde, educação, transportes, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Com o resposta positiva e reconhecimento por parte dos irmãos italianos, o processo de geminação será tocado pela Associação Trevisani Nel Mondo, para que Cordeirópolis se torne, definitivamente, irmã de Godega di Sant’Urbano.

De acordo com o presidente da Associação, Duru Peruchi, esta união pode simbolizar muito para a cidade no futuro. “Relações próximas podem encurtar distâncias e possibilitar uma maior integração entre as cidades, economicamente, culturalmente e historicamente. No futuro, os cordeiropolenses poderão desfrutar muitos benefícios dessa união entre as comunidades”, disse.