Um balanço divulgado nesta semana pela Secretaria de Educação de Cordeirópolis revela que são servidas mais de 15 mil refeições diárias nas Escolas e nos Centros Infantil da cidade. O cardápio é acompanhado pela nutricionista do Programa de Alimentação Escolar, que seleciona os alimentos que são oferecidos entre o café da manhã, o almoço e o lanche da tarde.
Durante o mês, mais de 300 mil refeições fazem parte da rotina de mais de 5 mil alunos da rede municipal, estadual e a APAE, em sua maioria em período integral escolar. De acordo com a Nutricionista responsável, Tamara Vidoretti, todos estudantes contam com uma variedade de frutas, verduras, legumes e carnes. “Alguns desses alimentos são cultivados pelos produtores rurais de Cordeirópolis, que participam do Programa Agricultura Familiar, que movimenta a economia local em mais de meio milhão de reais todos os anos”, afirma a nutricionista.
Para a secretária de Educação, Angelita Ortolan, a alimentação saudável é um direito de todas as pessoas, e esta é uma prioridade desde o início da gestão em 2017. “Isso se deve ao fato de que se alimentar de modo saudável contribui para uma formação integral, que engloba fatores físicos e psicológicos, além de melhorias no aprendizado e qualidade de vida. Devido a essa importância, a educação alimentar deve estar atrelada ao programa pedagógico da instituição de ensino”, completa Angelita.
Pela primeira vez!
A partir da próxima semana, a Prefeitura Municipal irá oferecer a alimentação para os alunos que estudam no período noturno, ou seja, irá contemplar os estudantes da Escola Jamil, Odécio Lucke e Nazareth (EJA).
Dados importantes: a Educação Infantil compõe de 239 alunos do Berçário, 238 de maternal I, 889 do Ensino Infantil, sendo 1.110 no período Integral.
No Fundamental: 1.776 estudantes integram a rede municipal, sendo que 592 estudam no período integral. Já a rede Estadual: 2.449 alunos, sendo 240 estudantes no período integral.