Cordeirópolis transforma 100 toneladas de lixo em recicláveis

Em 2019 o Programa Garimpar ganhou reforços com a inauguração de um novo centro de triagem, com infraestrutura e equipamentos. Aos cuidados da Secretaria de Meio Ambiente, a pasta disponibiliza todo o suporte necessário aos recicladores da cidade e junto a esses profissionais vêm desenvolvendo diversas campanhas de conscientização.

No primeiro semestre de 2020, Cordeirópolis conquistou uma vitória recordista. A Prefeitura encaminhou para reciclagem mais de 100 toneladas de resíduos, permitindo que algo que é considerado lixo se transforme em um produto útil novamente, assim explicou o secretário de Meio Ambiente, Joaquim Dutra. “Essa conquista é um resultado da união entre a gestão pública e a população. Porém, o desafio não acabou. Muitos resíduos recicláveis ainda são descartados no lixo comum e acabam no aterro municipal. Nesse local, eles ficam acumulados até sua decomposição, algo que pode levar centenas de anos, dependendo do resíduo”, relatou.

Dutra ainda destacou que a meta da Secretaria de Meio Ambiente é ultrapassar a marca de 200 toneladas de recicláveis. “Para que este trabalho ganhe mais força, contamos com a ajuda de todos. Basta separar o lixo comum dos recicláveis: papelão, jornal, plástico, borracha, metal, couro, arame, vidro, etc e deixe o lixo orgânico, ou seja, os restos de alimentos, entre outras coisas não reutilizáveis em outra sacola separada. Contamos com vocês! O meio ambiente agradece”, frisou o secretário.

Você conhece o Programa Garimpar?

Implantado na atual gestão, o programa visa o envolvimento das Secretarias Municipais, em especial da Secretaria de Meio Ambiente, junto aos recicladores informais, Cooperativa Eldorado, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e a comunidade em geral na busca por minimizar os efeitos negativos produzidos pela indústria do consumo e pelo trabalho insalubre dos envolvidos no processo de reciclagem.

Pular para o conteúdo