#Coronavírus: Vigilância Sanitária faz visitas nos estabelecimentos para orientar sobre a Covid-19

Para sanar as dúvidas sobre as recomendações de higiene e principalmente de segurança nos estabelecimentos que permanecem abertos durante a pandemia, a Vigilância Sanitária de Cordeirópolis está visitando esses locais para orientar sobre o uso de máscaras, álcool gel, quantidade e distanciamento de pessoas nas filas dos caixas, padaria, açougue e outros espaços. As visitas ocorreram nesta sexta-feira (03) no período da manhã.

A ação tem por objetivo conscientizar os proprietários e funcionários sobre os cuidados que devem ser tomados para garantir a segurança neste momento em que a distância social é a melhor medida de prevenção. Por isso, as principais orientações são a distância mínima de 2 metros entre pessoas nas filas e a limitação da entrada de pessoas para conter as aglomerações.

De acordo com a fiscal da Vigilância Sanitária, Fernanda Freitas, foram entregues informativos com orientações aos supermercados e padarias para que deixem expostos em pontos visíveis à população. “Sobre o uso correto de luvas e máscaras pelos manipuladores de alimentos e os cuidados necessários que devem ser tomados para garantir a seguranças de todos: proprietários, funcionários e população que dependem dos mercados para comprar comida e itens básicos”, explicou Fernanda.

Confira as orientações:

• Deve ser guardada distância mínima de dois metros entre cada consumidor nas filas dos caixas de atendimento;

• O limite máximo de clientes nos supermercados deve ser de um cliente para cada 5 m² de área útil de circulação;

• Não pode haver aglomeração, o supermercado pode restringir a entrada de pessoas e solicitar apoio da Guarda Municipal em caso de desrespeito dos clientes quanto ao controle de entrada e distanciamento recomendado;

• Os supermercados devem manter álcool em gel com graduação 70º GL ou 70º INPM (Instituto Nacional de Pesos e Medidas) para os funcionários e clientes que entrarem nos estabelecimentos desinfetar as mãos;

• Os apoios de carrinhos, cestas e caixas devem ser desinfetados com frequência.

• Uso de máscaras: conforme recomendação do Ministério da Saúde, a máscara não deve ser usada por pessoas saudáveis, até para que a máscara não falte quando ela é necessária. Essa recomendação é diferente no caso de serviços de saúde, onde os cuidados seguem protocolos mais rígidos em razão de maior exposição ao risco. A máscara também é importante no ambiente doméstico, quando as pessoas estão em quarentena por suspeita ou confirmação de infecção.

• Uso de luvas: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) orienta que a prática ideal em estabelecimentos de alimentos é lavar as mãos corretamente e frequentemente, não havendo previsão legal para exigir o uso de luvas e máscaras pelos manipuladores de alimentos;

• A Vigilância lembra que se ocorrerem mudanças quanto às orientações ao Covid-19, a mesma irá avisar os estabelecimentos.