Debate marca comemoração do Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

Realizado na última quarta-feira (20), no Plenário da Câmara Municipal, o evento reuniu membros do COMPPIR – Conselho Municipal de Políticas Públicas de Igualdade Racial, representantes das Secretarias e demais autoridades do município.

Além do debate sobre Autoestima, Empoderamento da Mulher Negra e os Benefícios da Capoterapia, também foi comemorado o 10º aniversário da Lei do Dia de Dona Ignês de Oliveira Cassiano, que teve sua história contada e relembrada no início do evento, assim como a de Dona Jenny Pereira de Camargo e Maria Vieira, mulheres que são referências históricas para Cordeirópolis.

Após as homenagens, participaram do debate Bianca Mota da Silva, membro do COMPPIR e militante do Movimento negro, Laisa Camargo da Silva, neta de dona Jenny, Silvana Arado, diretora do Sindicato de Limeira e secretária da Igualdade Racial da Fetan, e Neuza Maria Pereira de Lima, capoterapeuta, pelo Instituto Brasileiro de Capoterapia, e Escrevente Técnica do Judiciário.

Também esteve presente a vice-prefeita, Fátima Celin, que destacou a importância desta data e das reflexões apresentadas. “As mulheres homenageadas são parte importantíssima da história do município, pois ajudaram a construir nossa cidade com muita força, carinho e determinação”, afirma a vice-prefeita, “E todas as mulheres presentes aqui hoje dão continuidade a esta história, levando seu conhecimento e suas experiências por onde passam”.

Para finalizar, o prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan, agradeceu pela presença de todas, que enriqueceram a manhã com seu conhecimento. “Como professor de História, reforço a importância de sabermos a origem não apenas da cidade, mas de todo o nosso país”, pontua o prefeito, “Somente com este conhecimento saberemos evoluir como pessoas e, consequentemente, como uma sociedade”.