“Dia D” mobiliza moradores e profissionais da saúde em Cordeirópolis

Os postos de saúde de Cordeirópolis funcionaram das 8h às 17h no último sábado (18), por conta do segundo “Dia D” da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Os profissionais ficaram à disposição da população, com o propósito de vacinar contra as duas doenças crianças de 1 a menores de 5 anos.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Nayara Maria Bellini Motta, mais de 300 crianças receberam a vacinação na última semana. Ela acredita que até o dia 31 de agosto, a Secretaria de Saúde conseguirá atingir a meta mínima de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. “Desde o início da campanha até o momento, foram aplicadas 848 doses contra pólio (72,60% de cobertura) e 819 doses contra o sarampo (70,12% de cobertura)”, explicou a enfermeira.

Em Cordeirópolis, o público-alvo é de 1.168, ou seja, cerca de 320 crianças ainda não receberam a imunização. “Vale lembrar, que temos mais 11 dias até o término da campanha. Sendo assim, pais ou responsáveis levem seus filhos ao centro de saúde mais próximo de sua residência, para que não haja o risco de reintrodução da paralisia infantil e do sarampo, o que pode causar a morte”, disse Nayara que destacou que além de imunizar a criança individualmente, a vacinação protege a população de forma coletiva.

Quem recebeu as doses e não reclamou foi o Matheus Moraes da Silva, de 4 anos, que estava acompanhado de sua mãe, Fernanda Moraes. Segundo ela, Matheus não perde nenhuma campanha, tanto que a sua carteira de vacinação está sempre em dia. “Busco ficar atenta a todas as campanhas que a Secretaria de Saúde promove, pois só assim meu filho ficará prevenido desses vírus”.

Horário de atendimento: 
De segunda a sexta-feira, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) funcionam das 8h às 12h e das 13h às 16h.

Pular para o conteúdo