Dia da Consciência Negra será comemorado com atividades nos dias 17, 20 e 23 de novembro

Se você ainda não sabe o que fazer neste fim de semana prolongado, mas deseja curtir atividades educativas a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Social e de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas da Igualdade Racial (COMPPIR), informa a programação em razão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. O evento será aberto para toda a comunidade cordeiropolense.

Nos dias 17, 20 e 23 de novembro a população conhecerá mais sobre a história e celebrar os 100 anos do Horto Florestal, debates sobre a Mulher Negra e o Genocídio da Juventude Negra, também poderá assistir uma programação com artistas negros da cidade, além de conhecer a nova corte do concurso Negros Dourados. Essas serão algumas das ações alusivas que irão celebrar esta importante data que faz parte do nosso calendário.

Por mais um ano a programação abrangerá diversos temas, incluindo debates, atividades recreativas e shows. “Muitas pessoas questionam a existência do Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro que coincide com a morte de Zumbi de Palmares em 1695, um grande líder de resistência negra da luta pela liberdade. É preciso orientar a população que essa data, restabelecida pela Lei nº 10.639/2003, é muito importante no que se refere ao enfrentamento do racismo no Brasil que foi o último país da América Latina a abolir a escravidão que durou quase 400 anos e, mesmo 130 anos após a abolição, possui uma dívida histórica com a população negra. A programação deste mês propõe atividades educativas, culturais e de valorização da identidade que visam desenvolver reflexões e contribuir para o enfrentamento do racismo no município”, explicou a secretária da Mulher e Desenvolvimento Social, Elaine Siqueira.

Confira a programação:
17 de novembro, às 15h: Comemoração dos 100 anos do Horto Florestal – Local: Antiga sede do horto – Estrada Carmelo Fior;
20 de novembro, a partir das 17h: Debate da Mulher Negra e Genocídio da Juventude Negra, programação com artistas negros da cidade, teatro e flash mob – Local: Cordeiro Club;
23 de novembro, às 19h: Concurso Negros Dourados – Local: Centro de Convivência do Idoso (CCI).