Diabetes e hipertensão foram temas de palestra para idosos do CCI nesta quarta-feira (27)

O grupo da terceira idade do Centro de Convivência do Idoso (CCI) participou nesta quarta-feira (27) de mais uma série de atividades em comemoração a Semana do Idoso em Cordeirópolis. Os senhores e senhoras se alongaram às 7 horas da manhã na praça em frente ao prédio do CCI e participaram de uma aula de zumba sob o comando das professoras de Educação Física, Cristina Maria Carini e Cássia Cristina Rampin Catellani. Em seguida os idosos tomaram um delicioso café da manhã enquanto esperavam o início de uma palestra sobre hipertensão e diabetes, ministrada pela farmacêutica Milena Fantuci.

A palestra abordou os principais cuidados com a alimentação e os fatores de risco que a doença pode trazer. Os presentes aprenderam o que é diabetes, a tipificação 1 e 2, as consequências da doença, o que despertou nos idosos o interesse de participar da conversa junto a palestrante. “Esta palestra foi o que todos nós do CCI estávamos precisando, pois alguns membros se sentiram bem à vontade para tirar suas dúvidas e tomar conhecimento da gravidade dessa doença. Feito isso, houve uma interação muito boa entre a farmacêutica e as pessoas que estavam presentes”, contou a diretora de Políticas Públicas para idosos do CCI, Maria Aparecida Bragotto de Castro Wolf.

Ainda de acordo com Maria Aparecida, eles também receberam orientações nutricionais, com exemplos de como elaborar um cardápio balanceado, tanto para uma alimentação saudável, quanto para equilibrar a doença. “Por se tratar de um grupo com pessoas com mais de 60 anos, optamos trazer esse tema para estimular que nossos idosos se cuidem. Com isso estamos promovendo a melhora da qualidade de vida, que é um dos objetivos das comemorações da Semana do Idoso aqui no município”, explicou.

Elizabeth Rodrigues, de 76 anos aprovou a iniciativa da palestra e contou também que está curtindo as festividades da Semana do Idoso no CCI. “Eu adorei. Foi muito bom porque eu sempre me preocupo com minha saúde. Aprendi muita coisa e vou passar para meus familiares e, sobre as aulas de zumba e as brincadeiras, eu me divirto muito”, relatou.

Após o aprendizado, os idosos receberam a presença da secretária de Educação, Angelita Ortolan, que presenteou os idosos com uma medalha de participação, reforçou os cuidados sobre a hipertensão e o diabetes e aproveitou o momento para agradecer a participação expressiva do grupo da terceira idade no local. “É muito bom poder ver esses idosos tão ativos, eles estão dando uma lição de vida para nós mais jovens, que desde já, devemos cuidar de nossa alimentação e tomar os cuidados necessários, pois a saúde é o maior bem que nós podemos ter na vida”, declarou.

Pular para o conteúdo