Empresas parceiras do meio ambiente

Prefeitura entrega certificação de programa ambiental

Na última semana, empresas e proprietários rurais foram certificados durante evento realizado na Câmara Municipal de Cordeirópolis. A ação promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente contou com a presença de cerca de 80 pessoas, além das autoridades do Poder Executivo e membros de entidades. Na ocasião foi certificado iniciativas de restauração florestal da Mata Atlântica através do Programa “Refloresta Cordeirópolis”.

O Programa tem como finalidade principal restaurar as Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e incentivar os agricultores cordeiropolenses a isolarem áreas com potencial para geração de água. Com prioridade na Microbacia do Ribeirão Tatu, cerca de 53 nascentes estão em processo de restauração florestal.

O secretário da pasta Joaquim Dutra, explica que as iniciativas são realizadas através da integração do setor público, privado e dos proprietários rurais de Cordeirópolis. “A Secretaria de Meio Ambiente elabora o projeto executivo de restauração florestal e realiza a doação de mudas de árvores nativas; as empresas são responsáveis pelo custeio da implantação e manutenção do projeto de restauração florestal; os proprietários rurais cedem as áreas e alguns participam da execução do projeto”, disse.

Ainda de acordo com Dutra, atualmente, 18 proprietários rurais participam do Programa e receberam certificados, dependendo do tipo de participação. Para as ações de restauração florestal em que o plantio de mudas foi adotado, o certificado menciona o número de árvores nativas plantadas na propriedade. Para as propriedades que já possuíam algum tipo de formação florestal, em diferentes estágios de regeneração natural, o certificado menciona a área (em metros quadrados) destinada ao Programa”, relatou o secretário.

Entre as empresas participantes e certificadas, estão: Fundimazza, Usina São João, Usina São Martinho, Maxion Wheels, Porto Seco Armazenagens, Cezan Embalagens e Cerâmica Incefra.